Aula sobre Area Dos Retangulos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A área dos retângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na produção de alimentos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a área dos retângulos e, consequentemente, consigam resolver problemas que envolvam este conteúdo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema "Área dos retângulos" e explicar a importância do cálculo da área na vida cotidiana. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza área de retângulos em sua rotina (tal como um engenheiro de obras) e preencher cada campo com informações relevantes.

  2. Etapa 2 - Exploração do tema

    Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar exemplos práticos de cálculo de área de retângulos, como a área de um terreno, a área de uma sala, a área de uma piscina, entre outros. Eles deverão registrar suas descobertas no mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Criação de protótipos

    Cada grupo irá criar um protótipo de um retângulo em papel, com dimensões diferentes, e calcular a área do retângulo. Eles deverão registrar o processo de cálculo no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos protótipos

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo e explicar como foi feito o cálculo da área. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o trabalho apresentado.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas para calcular a área dos retângulos e como elas podem ser aplicadas em outras situações.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de retângulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância do cálculo da área dos retângulos na vida cotidiana.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em calcular corretamente a área dos retângulos.
  • Qualidade da apresentação dos protótipos e do registro no mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos durante as atividades propostas.
  • Fazer perguntas e comentários para incentivar a reflexão crítica dos alunos.
  • Encerrar a aula reforçando os principais conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Pesquisar exemplos práticos de cálculo de área de retângulos.
  • Criar protótipos de retângulos e calcular sua área.
  • Apresentar os protótipos e explicar o processo de cálculo.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula.