Aula sobre Area Dos Retangulos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A área dos retângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo da área de um terreno, de um piso ou de uma parede. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a área de diferentes retângulos.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre área de retângulos. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos de como a área dos retângulos pode ser aplicada no cotidiano dos alunos. Serão apresentados exemplos de cálculo de área de terrenos, pisos e paredes. Estimule os alunos a compartilharem outros exemplos práticos também.Etapa 3 - Teoria
Apresente a teoria sobre o cálculo da área de retângulos, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos irão acompanhar a explicação e tirar dúvidas, fazendo registros no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Exercícios em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos e realizar exercícios práticos de cálculo de área de retângulos. Auxilie os grupos e tire dúvidas.Etapa 5 - Exercícios individuais
Os alunos irão realizar exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido. Circule pela sala, apoiando e avaliando os alunos.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, avaliando o que aprenderam e o que ainda precisam melhorar.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas finais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de retângulos.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.
Critérios de avaliação
- Capacidade de compreender a teoria sobre o cálculo da área de retângulos.
- Habilidade em realizar exercícios práticos de cálculo de área de retângulos.
- Capacidade de aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos.
- Apresentar a teoria sobre o cálculo da área de retângulos.
- Auxiliar os alunos na realização dos exercícios práticos.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Participar da contextualização e da apresentação da teoria.
- Realizar exercícios práticos em grupo e individualmente.
- Preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.
- Aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.