Aula sobre Area Dos Retangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A área dos retângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo da área de um terreno, de um piso ou de uma parede. O objetivo aqui é que os alunos sejam desafiados a criar um jogo que envolva o cálculo da área dos retângulos, estimulando a criatividade e a colaboração em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo da área dos retângulos no cotidiano. Em seguida, peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre este tema. Dessa forma, você consegue saber o nível de conhecimento que a sua turma tem sobre este assunto.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de cálculo da área dos retângulos, utilizando objetos do cotidiano, como uma mesa, um quadro ou uma janela. Os alunos serão convidados a participar da atividade, medindo as dimensões dos objetos e calculando suas áreas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e terão como desafio criar um mapa de registro para um jogo que envolva o cálculo da área dos retângulos. O mapa deverá conter os campos: nome e objetivo do jogo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será engajante e, consequentemente, um sucesso. Oriente os grupos e forneça materiais para a criação dos mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma, explicando o objetivo do jogo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para aprimorar o jogo.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo

    Com base nos mapas de registro, os grupos irão desenvolver seus jogos, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis de cor e régua. Acompanhe os grupos e forneça suporte técnico, se necessário.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, demonstrando como o cálculo da área dos retângulos é utilizado no jogo e como os desafios foram criados. Os demais alunos poderão jogar e avaliar os jogos dos colegas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelos alunos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões e sugestões para futuras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a colaboração em equipe.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de retângulos.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e objetividade do mapa de registro.
  • Utilização correta do cálculo da área dos retângulos no jogo.
  • Cooperação e colaboração em equipe.
  • Participação ativa e engajamento dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo da área dos retângulos no cotidiano.
  • Compartilhar exemplos práticos de área de retângulos.
  • Orientar os grupos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
  • Fornecer suporte técnico, se necessário.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e destacar os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Medir as dimensões dos objetos e calcular suas áreas.
  • Criar um mapa de registro para um jogo que envolva o cálculo da área dos retângulos.
  • Desenvolver um jogo que utilize o cálculo da área dos retângulos.
  • Avaliar os jogos dos colegas e compartilhar suas impressões e sugestões.