Aula sobre Area Dos Retangulos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo da área dos retângulos no cotidiano. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre área de retângulos. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Cálculo da área de retângulos
Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual irão medir a largura e a altura de diferentes retângulos e calcular a área utilizando a fórmula A = b x h. Auxilie os alunos na resolução dos problemas e tire dúvidas.
Estação 2 - Pesquisa e registro
Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a importância e uso de retângulos para cálculo de áreas. Para isso, disponibilize materiais físicos e digitais aos alunos, de maneira que eles possam pesquisar e fazer seus registros.
Estação 3 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos nas estações anteriores em situações práticas, como o cálculo da área de um terreno ou de uma parede. Acompanhe os alunos na resolução dos problemas e estimule a discussão em grupo.
Etapa 3 - Discussão
Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como o cálculo de uma área, a partir da composição de diferentes retângulos. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula e incentive a reflexão dos alunos sobre a importância do cálculo da área dos retângulos no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na resolução de problemas matemáticos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos matemáticos aprendidos em situações práticas do cotidiano.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular corretamente a área de retângulos.
- Participação ativa dos alunos na resolução dos problemas propostos.
- Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos matemáticos aprendidos em situações práticas do cotidiano.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo da área dos retângulos no cotidiano.
- Auxiliar os alunos na resolução dos problemas propostos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da resolução dos problemas propostos.
- Discutir em grupo as soluções encontradas.
- Aplicar os conceitos matemáticos aprendidos em situações práticas do cotidiano.