Aula sobre Area Dos Retangulos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A área dos retângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na produção de alimentos. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
Etapa 1 - Pré-aula
Antes da aula, disponibilize um vídeo explicativo sobre o cálculo da área dos retângulos para que os alunos assistam em casa. Peça aos alunos que façam anotações e registrem suas dúvidas sobre o tema do vídeo.Etapa 2 - Introdução
Inicia a aula apresentando o tema e retomando a atividade pré-aula, tirando inclusive dúvidas da turma.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel sulfite para criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central será "Área dos Retângulos" e as sub-ideias serão: definição de área, fórmula da área do retângulo, unidades de medida de área, exemplos de cálculo de área de retângulos, relação entre área e perímetro, área de figuras compostas, área de retângulos em situações cotidianas e desafios de cálculo de área. Disponibilize canetas coloridas e desenhos para ilustrar as ideias nos mapas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as relações entre elas. Avalie as apresentações e faça perguntas sobre o processo de elaboração dos mapas.Etapa 5 - Explicação do conteúdo
Faça uma revisão dos conceitos apresentados pelos alunos, esclarecendo dúvidas e reforçando os pontos mais importantes.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos receberão uma atividade, na qual deverão calcular a área de retângulos em situações cotidianas, como a área de um tapete, de uma parede ou de uma mesa. A atividade deve ser iniciada em sala, mas pode ser finalizada como tarefa em casa.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula destacando a importância da área de retângulos. Aproveite para dar feedbacks coletivos aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvem cálculo de área de triângulos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
- Reforçar a importância da matemática no cotidiano dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Capacidade de estabelecer relações entre as ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Precisão no cálculo da área dos retângulos nas atividades propostas.
- Participação ativa na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.
Ações do professor
- Disponibilizar um vídeo explicativo sobre o tema antes da aula.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.
- Fazer uma revisão dos conceitos apresentados, esclarecer dúvidas e avaliar os alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.
- Realizar as atividades propostas com precisão e dedicação.