Aula sobre Area Dos Retangulos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A área dos retângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na confecção de roupas e na produção de alimentos. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes da aula, disponibilize um vídeo explicativo sobre o cálculo da área dos retângulos para que os alunos assistam em casa. Peça aos alunos que façam anotações e registrem suas dúvidas sobre o tema do vídeo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicia a aula apresentando o tema e retomando a atividade pré-aula, tirando inclusive dúvidas da turma.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel sulfite para criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central será "Área dos Retângulos" e as sub-ideias serão: definição de área, fórmula da área do retângulo, unidades de medida de área, exemplos de cálculo de área de retângulos, relação entre área e perímetro, área de figuras compostas, área de retângulos em situações cotidianas e desafios de cálculo de área. Disponibilize canetas coloridas e desenhos para ilustrar as ideias nos mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as relações entre elas. Avalie as apresentações e faça perguntas sobre o processo de elaboração dos mapas.

  5. Etapa 5 - Explicação do conteúdo

    Faça uma revisão dos conceitos apresentados pelos alunos, esclarecendo dúvidas e reforçando os pontos mais importantes.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos receberão uma atividade, na qual deverão calcular a área de retângulos em situações cotidianas, como a área de um tapete, de uma parede ou de uma mesa. A atividade deve ser iniciada em sala, mas pode ser finalizada como tarefa em casa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula destacando a importância da área de retângulos. Aproveite para dar feedbacks coletivos aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvem cálculo de área de triângulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Reforçar a importância da matemática no cotidiano dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de estabelecer relações entre as ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Precisão no cálculo da área dos retângulos nas atividades propostas.
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.

Ações do professor

  • Disponibilizar um vídeo explicativo sobre o tema antes da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.
  • Fazer uma revisão dos conceitos apresentados, esclarecer dúvidas e avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.
  • Realizar as atividades propostas com precisão e dedicação.