Aula sobre Area E Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Área e perímetro de figuras" é fundamental para que os alunos compreendam a relação entre a medida do perímetro e a medida da área de figuras geométricas. Essa relação é importante para a resolução de problemas cotidianos, como o cálculo de quantos metros de cerca serão necessários para cercar um terreno ou quantos metros quadrados de piso serão necessários para cobrir um determinado espaço. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desejos das pessoas em relação ao tema. Com isso, eles poderão desenvolver soluções mais criativas e eficientes para os problemas propostos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Área e perímetro de figuras" e explique a importância da relação entre essas medidas. Em seguida, proponha aos alunos que criem um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas em relação ao tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem entrevistar pessoas de diferentes idades e perfis para entender melhor como elas utilizam as medidas de área e perímetro em seu cotidiano.

  3. Etapa 3 - Análise do mapa de empatia

    Os alunos devem analisar o mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação ao tema. Eles devem discutir em grupo e selecionar as principais necessidades e desejos para trabalhar na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento de soluções criativas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolver soluções criativas para atender às necessidades e desejos identificados na etapa anterior. Eles devem utilizar a criatividade e a imaginação para propor soluções inovadoras e eficientes.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para a turma. Os alunos devem explicar como suas soluções atendem às necessidades e desejos identificados no mapa de empatia.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo as soluções apresentadas. Eles devem avaliar as soluções propostas pelos colegas e identificar pontos positivos e negativos de cada uma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da relação entre as medidas de área e perímetro e como essa relação pode ser aplicada no cotidiano das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na busca por soluções inovadoras e eficientes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Coerência entre as soluções propostas e as necessidades e desejos identificados no mapa de empatia.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo das soluções apresentadas pelos colegas.
  • Compreensão dos alunos sobre a relação entre as medidas de área e perímetro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da relação entre as medidas de área e perímetro.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na busca por soluções inovadoras e eficientes.
  • Mediar a discussão em grupo das soluções apresentadas pelos alunos.
  • Concluir a aula reforçando a importância da relação entre as medidas de área e perímetro.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Analisar o mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação ao tema.
  • Trabalhar em grupo para desenvolver soluções criativas para atender às necessidades e desejos identificados.
  • Apresentar as soluções desenvolvidas para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo das soluções apresentadas pelos colegas.