Aula sobre Area E Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A área e o perímetro de figuras são conceitos fundamentais da Matemática que estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos de paisagismo, na confecção de roupas, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre o perímetro e a medida dos lados de um quadrado, bem como a relação entre a área e a medida dos lados de um quadrado. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Estudo de Caso. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um tema relacionado à área e ao perímetro de figuras para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e elaborar uma pergunta que possa ser respondida por meio de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos devem analisar o contexto do problema e identificar as causas e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos devem comparar as informações obtidas em suas pesquisas com dados oficiais e outras fontes confiáveis.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise e comparação de dados, os alunos devem propor soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminar a informação.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico e explicar o problema identificado, as informações coletadas, a análise do contexto, a comparação de dados e as soluções propostas. Avalie conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Qualidade do infográfico produzido.
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Estudo de Caso.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na elaboração da pergunta de pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e análise de informações.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à área e ao perímetro de figuras para trabalhar.
  • Identificar um problema e elaborar uma pergunta de pesquisa.
  • Realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.