Aula sobre Area E Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre área e perímetro de figuras. Esses conceitos são muito importantes para entendermos como calcular a quantidade de material necessário para cobrir uma superfície ou para cercar um terreno, por exemplo. Além disso, eles estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes e na criação de jardins. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de área e perímetro. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de perímetro

    Os alunos devem calcular o perímetro de diferentes figuras geométricas utilizando uma fita métrica. Disponibilize figuras impressas em papel sulfite e os alunos devem medir os lados e somar os valores para obter o perímetro.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo de área

    Os alunos devem calcular a área de diferentes figuras geométricas utilizando papel quadriculado. Disponibilize figuras impressas em papel sulfite e os alunos devem contar o número de quadradinhos que estão dentro da figura para obter a área.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Ampliação e redução de figuras

    Os alunos devem ampliar e reduzir figuras geométricas utilizando papel quadriculado e régua. Disponibilize figuras impressas em diferentes tamanhos e os alunos devem ampliar ou reduzir as figuras mantendo a proporção dos lados.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos devem se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Medeie a discussão e reforce os conceitos de área e perímetro.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos devem aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática proposta por você. Por exemplo, calcular a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede ou a quantidade de grama necessária para cobrir um jardim.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar atividades práticas que possam ser aplicadas no cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos de área e perímetro.
  • Habilidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das atividades realizadas nas estações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos conceitos de área e perímetro.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
  • Mediar a discussão e reforçar os conceitos de área e perímetro.
  • Proporcionar atividades práticas que possam ser aplicadas no cotidiano dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os membros do grupo.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Apresentar as atividades realizadas nas estações de forma clara e objetiva.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de área e perímetro.