Aula sobre Area E Perimetro De Figuras
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula trabalhará com o tema "Área e perímetro de figuras". Esses conceitos são muito importantes para a Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, a aula utilizará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias, para desenvolver o assunto e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Área e perímetro de figuras" e explique a importância desses conceitos na Matemática e no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados por você, como vídeos, textos e exercícios. Eles devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o tema, como o cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas simples, como quadrados e retângulos. Os alunos devem acompanhar e participar da resolução dos exemplos.Etapa 6 - Aplicação em situações cotidianas
Os alunos devem discutir em grupo como o tema pode ser aplicado em situações cotidianas, como na construção de uma casa ou no cálculo de um terreno. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos devem avaliar a aula e dar sugestões para melhorias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
- Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na construção do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na resolução dos exemplos práticos e na discussão sobre a aplicação do tema em situações cotidianas.
- Avaliação da aula e sugestões para melhorias.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Disponibilizar materiais para pesquisa e auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
- Apresentar exemplos práticos e discutir a aplicação do tema em situações cotidianas.
- Avaliar a aula e utilizar as sugestões dos alunos para melhorias.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa e construir o mapa conceitual.
- Discutir em grupo e aprimorar o mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão.
- Participar ativamente da resolução dos exemplos práticos e da discussão sobre a aplicação do tema em situações cotidianas.
- Avaliar a aula e dar sugestões para melhorias.