Aula sobre Area E Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula trabalhará com o tema "Área e perímetro de figuras". Esses conceitos são muito importantes para a Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, a aula utilizará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias, para desenvolver o assunto e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Área e perímetro de figuras" e explique a importância desses conceitos na Matemática e no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados por você, como vídeos, textos e exercícios. Eles devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, como o cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas simples, como quadrados e retângulos. Os alunos devem acompanhar e participar da resolução dos exemplos.

  6. Etapa 6 - Aplicação em situações cotidianas

    Os alunos devem discutir em grupo como o tema pode ser aplicado em situações cotidianas, como na construção de uma casa ou no cálculo de um terreno. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos devem avaliar a aula e dar sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na construção do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na resolução dos exemplos práticos e na discussão sobre a aplicação do tema em situações cotidianas.
  • Avaliação da aula e sugestões para melhorias.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos e discutir a aplicação do tema em situações cotidianas.
  • Avaliar a aula e utilizar as sugestões dos alunos para melhorias.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa e construir o mapa conceitual.
  • Discutir em grupo e aprimorar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão.
  • Participar ativamente da resolução dos exemplos práticos e da discussão sobre a aplicação do tema em situações cotidianas.
  • Avaliar a aula e dar sugestões para melhorias.