Argumentação

Você sabe como defender seu ponto de vista? Acompanhe essa aula de Português e aprenda mais sobre argumentação.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que é certo dizer sobre a argumentação?

    A) A argumentação é como uma queda de braço: tem que usar até força física pra convencer o outro se for preciso.

    B) A argumentação é jogo duro e vale tudo pra convencer o leitor: fatos, fotos e até fake news.

    C) A argumentação é uma tentativa de deixar a pessoa em um "beco sem saída" em que a única maneira é concordar com os argumentos do outro.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    A argumentação é uma habilidade muito importante na vida social e acadêmica de qualquer pessoa. Saber argumentar significa conseguir expor ideias de forma clara e convincente, apresentando argumentos sólidos que possam ser defendidos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre as etapas do Design Sprint e como elas podem ser aplicadas para desenvolver uma argumentação de forma organizada e eficiente. Para contextualizar o assunto, leve exemplos de situações cotidianas em que a argumentação é importante, como uma discussão entre amigos sobre um assunto polêmico ou uma apresentação de trabalho na escola.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A argumentação é uma habilidade importante na vida cotidiana e é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. Ela pode ser encontrada em discussões políticas, debates de ideias, negociações e até mesmo em uma simples conversa. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa de gamificação para desenvolver essa habilidade nos alunos. A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos, tornando o aprendizado mais divertido e eficaz. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva argumentação, estimulando sua criatividade e capacidade de pensar criticamente.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    A argumentação é uma habilidade muito importante na vida cotidiana e também na carreira profissional, pois permite convencer outras pessoas sobre determinado assunto. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas, argumentos e explicações, para analisar uma questão com mais profundidade. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, que é uma abordagem criativa que pode ajudar os alunos a desenvolverem sua capacidade de argumentar de forma mais eficiente.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A argumentação é uma habilidade importante para a vida, pois ajuda a defender ideias e a convencer outras pessoas. No cotidiano, a argumentação está presente em situações como debates, discussões e negociações. Nesta atividade, os alunos aprenderão a formular perguntas e decompor temas polêmicos, além de buscar informações em fontes diversas para analisar e compartilhar com a turma. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, em que os alunos trabalharão em grupos em estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A argumentação é uma habilidade fundamental para a vida, pois nos permite defender nossas ideias e convencer outras pessoas. No cotidiano, podemos encontrar argumentos em debates políticos, publicidades, discussões em família e amigos, entre outros. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de formular perguntas e argumentos sobre um tema polêmico.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A argumentação é uma habilidade importante na comunicação e na vida social. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas e argumentos relativos a um tema polêmico, compartilhando-os com a turma. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. O tema será "A proibição de consumo de refrigerantes em escolas". A atividade ajudará os alunos a desenvolver habilidades de argumentação, persuasão, análise crítica e trabalho em equipe.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: