Aula sobre Argumentacao Dados X Exemplos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Para iniciar a aula, converse com os alunos sobre a importância de saber argumentar em inglês e como isso pode ser aplicado em diversas situações, como em debates, na produção de textos, no ambiente de trabalho, entre outros exemplos.

  1. Etapa 1 - Divisão dos Grupos

    Divida a turma em grupos de três a cinco alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos, com alunos de diferentes níveis de habilidade e conhecimento.

  2. Etapa 2 - Explicação do Tema

    Explique o tema da aula, "Argumentação: Dados x Exemplos", e seus principais subtópicos, como a diferença entre dados e exemplos, como usar cada um deles em uma argumentação, como identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do Modelo de Avaliação por Pares

    Os grupos devem criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação e uma escala de notas de 1 a 5. Auxilie na criação do templete e o avalie para que os estudantes façam ajustes, se necessário.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o Tema

    Disponha de diferentes modelos de textos argumentativos em inglês, para que os estudantes possam avaliar, podendo ser quadrinhos, tirinhas, artigos, notícias, vídeos, entre outros. Os grupos devem, também, fazer uma pesquisa sobre o tema e seus subtópicos, buscando exemplos práticos que possam ser usados em uma argumentação.

  5. Etapa 5 - Criação das Argumentações

    Cada grupo deve criar uma argumentação usando dados ou exemplos, dependendo do subtópico que escolherem.

  6. Etapa 6 - Avaliação entre Pares

    Cada grupo deve preencher o modelo de avaliação entre pares, apresentá-lo à turma e avaliar o desempenho dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão Final

    Gere uma reflexão com a turma sobre o que aprenderam durante a aula e como podem aplicar esse conhecimento em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos em inglês;
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe;
  • Promover a autoavaliação e a avaliação entre pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Modelo de avaliação por pares;

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e a metodologia;
  • Orientar os alunos na busca por exemplos práticos;
  • Auxiliar na criação das argumentações;
  • Observar o desempenho dos grupos e intervir se necessário;
  • Auxiliar na reflexão final dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema e os subtópicos.
  • Trabalhar em equipe para criar o modelo de avaliação por pares;
  • Fazer a pesquisa sobre o tema e seus subtópicos;
  • Buscar exemplos práticos que possam ser usados em uma argumentação em inglês;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa.