Aula sobre Argumentacao Dados X Exemplos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula visa que os alunos compreendam a diferença entre dados e exemplos na argumentação. É importante que os alunos sejam capazes de identificar e analisar as evidências que sustentam um argumento em inglês. Na era da informação, é necessário que os alunos possam discernir informações confiáveis e utilizar corretamente as evidências em seus textos argumentativos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Peça que os estudantes realizem, em casa, pesquisas sobre o tema de “Argumentação baseada em dados e exemplos em inglês”, identificando sua importância e principais momentos de uso.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Explique aos alunos o que é uma argumentação baseada em dados e exemplos, destacando a importância da escolha adequada de cada um deles para sustentar um argumento. Apresente exemplos de argumentos.

  3. Etapa 3 - Preparação prévia

    Distribua um modelo de registro de aprendizagem para cada aluno, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  4. Etapa 4 - Check-in

    Peça que os alunos preencham o campo de Check-in do template registrando o que sabem sobre argumentação baseada em dados e exemplos em inglês e o que aprenderam a partir de suas pesquisas prévias.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupos

    Distribua a sala em grupos de 3 a 5 pessoas e oriente os alunos a discutirem sobre seus achados e o que sabem sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Exploração e apresentação

    Distribua aos grupos, diferentes formatos de textos argumentativos em inglês, para que em grupo possam discutir. Estes textos podem ser quadrinhos, tirinhas, artigos, notícias, dentre outros. Cada grupo deverá preparar uma apresentação para a sala sobre a temática que escolherem, destacando um argumento principal e as evidências/exemplos que o sustentam.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Após as apresentações dos grupos, os alunos preencherão o campo de Check-out do template individualmente, registrando o que aprenderam sobre argumentação baseada em dados e exemplos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de identificar argumentos principais e evidências/exemplos que os sustentem.
  • Compreensão da importância da escolha adequada de dados e exemplos na construção de uma argumentação em inglês.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do argumento principal e das evidências/exemplos que o sustentam.
  • Participação construtiva em grupo e apresentação clara e objetiva.
  • Compreensão adequada da importância da escolha adequada de dados e exemplos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Distribuir os textos e acompanhar o trabalho dos grupos.
  • Avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do trabalho em grupo.
  • Identificar o argumento principal e as evidências/exemplos que o sustentam.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva.