Aula sobre Argumentacao Dados X Exemplos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula visa que os alunos compreendam a importância de dados e exemplos na argumentação. É importante que os alunos sejam capazes de identificar e analisar as evidências que sustentam um argumento em inglês. Na era da informação, é necessário que os alunos possam discernir informações confiáveis e utilizar corretamente as evidências em seus textos argumentativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os subtópicos que serão abordados na aula, a metodologia e a atividade prática que será desenvolvida pelos alunos: criação de um infográfico para apoiar o estudo de caso.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso em inglês sobre um gerente de uma empresa que precisa tomar uma decisão importante sobre qual produto lançar no mercado e ainda convencer os seus superiores de sua decisão. Para isso, ele precisa analisar dados e exemplos de vendas, custos, e demanda.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas para debater e analisar o estudo de caso. Entregue o modelo de infográfico em branco e oriente os alunos a preencherem as lacunas com os argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

  4. Etapa 4 - Atividade de Leitura

    Distribua um texto para cada grupo sobre o tema do estudo de caso e oriente os alunos a refletirem sobre a importância de um bom uso de evidências/exemplos na argumentação.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos deverão debater sobre a efetividade dos argumentos apresentados no texto e nas análises dos alunos.

  6. Etapa 6 - Aplicação e apresentação

    Através dos dados avaliados pelos estudantes, peça que avaliarem qual seria a melhor decisão a ser tomada pelo gerente e elaborem argumentos baseados em evidências e exemplos que sustentem a decisão. Oriente os grupos a elaborarem uma apresentação para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Os grupos apresentarão os infográficos criados informando as decisões tomadas e os argumentos que as sustentam. Encerre a aula com um feedback geral sobre a atividade prática e a importância da habilidade de identificar argumentos e evidências/exemplos em um texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e debate.
  • Estimular a criatividade na criação de infográficos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos argumentos principais e das evidências/exemplos.
  • Criatividade na criação dos infográficos.
  • Participação ativa no debate em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as atividades práticas.
  • Orientar os alunos na criação dos infográficos.
  • Estimular o debate em grupo.
  • Realizar o feedback geral sobre a atividade prática.

Ações do aluno

  • Identificar os argumentos principais e as evidências/exemplos apresentados.
  • Criar infográficos com as lacunas a serem preenchidas.
  • Participar ativamente no debate em grupo.