Aula sobre Argumentacao Dados X Exemplos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Atualmente, a habilidade de argumentação é extremamente valorizada e necessária em diversas áreas da vida. É essencial que os alunos aprendam a identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam, em inglês. Nesta aula, os alunos vão desenvolver sua habilidade em argumentação via uma metodologia ativa, a gamificação.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e os objetivos que serão alcançados. Em seguida, apresente o conceito de gamificação e a metodologia que será utilizada na aula.Etapa 2 - Introdução ao mundo dos jogos
Divida a turma em grupos e cada grupo deve escolher um jogo que goste e explicar o motivo da escolha. Explique aos alunos a importância de criar um jogo que seja engajador e interessante para o público envolvendo o tema.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Explique aos alunos sobre o mapa de registro e os campos a serem preenchidos. Cada grupo deverá criar seu mapa de registro para o jogo que escolheram. Enquanto isso, circule pelas mesas auxiliando os alunos na criação dos mapas.Etapa 4 - Desenvolvimento dos jogos
Cada grupo deve desenvolver o seu jogo em inglês, utilizando apenas recursos analógicos, e reforçando a temática da argumentação. Circule pelas mesas ajudando os alunos no desenvolvimento dos jogos.Etapa 5 - Teste dos jogos
Oriente os grupos a testarem os jogos criados pelos outros grupos e darem feedbacks.Etapa 6 - Reflexão sobre os argumentos
Questione os alunos sobre os argumentos utilizados nos jogos e como podem ser identificados. Os alunos devem refletir sobre a importância dos argumentos e as evidências/exemplos que os sustentam.Etapa 7 - Avaliação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o seu jogo e explicar como ele atende aos campos do mapa de registro. O professor deve avaliar os jogos segundo os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação em inglês
- Estimular a criatividade
- Incentivar a colaboração em grupo
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo
- Atendimento aos campos do mapa de registro
- Clareza na apresentação do jogo
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula
- Explicar a metodologia da gamificação
- Auxiliar na criação e desenvolvimento dos jogos
- Questionar e estimular a reflexão sobre argumentos em inglês
- Avaliar os jogos
Ações do aluno
- Escolher e apresentar um jogo favorito
- Criar um mapa de registro para o jogo escolhido
- Desenvolver um jogo em inglês com base no mapa de registro
- Testar os jogos dos outros grupos e dar feedbacks
- Apresentar o jogo criado e explicar como ele atende aos campos do mapa de registro.