Aula sobre Argumentacao Dados X Exemplos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Explique aos alunos que a argumentação é a arte de convencer alguém sobre alguma coisa. É uma habilidade muito importante em diversas áreas da vida, desde conversas cotidianas até em apresentações formais. O objetivo desta aula é ajudá-los a identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione materiais de referência sobre o tema e disponibilize aos alunos para leitura e estudo em casa (ex: livros, revistas, jornais, vídeos, filmes, etc.). Os alunos deverão realizar anotações com dúvidas e questionamentos que serão discutidos em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e retome as anotações de questionamentos feitos pelos alunos. Faça uma breve explanação sobre mapa conceitual, explicando sua estrutura básica (ideia central, ramificações e detalhamentos).

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Peça que cada aluno crie um mapa conceitual sobre a importância de uma boa argumentação em língua inglesa e seus sub-tópicos. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento e discussão dos mapas conceituais

    Peça que os alunos apresentem seus mapas conceituais para a turma e estimule a discussão sobre as diferentes ideias, ramificações e detalhamentos contidos em cada mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Identificação dos argumentos principais e suas evidências/exemplos

    Explique como identificar os argumentos principais em uma argumentação e cite exemplos de argumentos e suas evidências. Os alunos deverão identificar os argumentos principais em seus próprios mapas conceituais e apontar as referências que sustentam esses argumentos.

  6. Etapa 6 - Exercício prático

    Os alunos deverão aplicar os conhecimentos adquiridos criando uma pequena argumentação em inglês com base em uma das sub-ideias de seu mapa conceitual. Cada aluno apresentará sua argumentação e a classe deverá identificar os argumentos principais e as evidências/exemplos utilizadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante todas as etapas da aula, a qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos e o desempenho dos alunos na criação das argumentações e na identificação dos argumentos e evidências.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de argumentação em inglês.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos na criação das argumentações e na identificação dos argumentos e evidências.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de referência sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar leitura e estudo em casa sobre o tema proposto.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.