Aula sobre Argumentacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A argumentação é uma habilidade muito importante na vida social e acadêmica de qualquer pessoa. Saber argumentar significa conseguir expor ideias de forma clara e convincente, apresentando argumentos sólidos que possam ser defendidos. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre as etapas do Design Sprint e como elas podem ser aplicadas para desenvolver uma argumentação de forma organizada e eficiente. Para contextualizar o assunto, leve exemplos de situações cotidianas em que a argumentação é importante, como uma discussão entre amigos sobre um assunto polêmico ou uma apresentação de trabalho na escola.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente a metodologia Design Sprint aos alunos e explique cada uma das cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Em seguida, divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha um tema polêmico para trabalhar durante as próximas etapas.

    Exemplos práticos:

    Algumas sugestões de temas polêmicos:

    1\. Eutanásia: direito à morte assistida;

    2\. Desigualdade de gênero e igualdade salarial;

    3\. Ciberbullying e a necessidade de regulamentação na internet;

    4\. Liberdade de expressão versus discurso de ódio;

    5\. Redução da maioridade penal;

    6\. Redução da jornada de trabalho.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve fazer um brainstorming e esboçar possíveis ideias e argumentos sobre o tema escolhido. Incentive a participação de todos e oriente para que as ideias sejam expostas de forma clara e objetiva. Leve materiais impressos, como reportagens de portais de notícias e textos da internet, sobre as temáticas discutidas para que os alunos tenham repertório para construir a argumentação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Com base nas ideias esboçadas, cada grupo deve decidir quais argumentos são mais relevantes e consistentes para defender sua posição sobre o tema escolhido. Oriente os alunos para considerarem tanto as próprias opiniões quanto os argumentos apresentados pelos colegas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com os argumentos selecionados, cada grupo deve criar um modelo de argumentação, organizando as ideias de forma lógica e coerente. Oriente para que os modelos sejam apresentados de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve testar seu modelo de argumentação, apresentando-o para a turma e defendendo sua posição sobre o tema escolhido. Incentive a participação de todos e oriente para que as argumentações sejam claras e objetivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos;
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo;
  • Incentivar a criatividade e a organização das ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante todas as etapas do Design Sprint;
  • Organização e clareza das ideias apresentadas;
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Sprint aos alunos;
  • Orientar e incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade;
  • Estimular a criatividade e a organização das ideias dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema polêmico para trabalhar em grupo;
  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint;
  • Criar e apresentar um modelo de argumentação consistente e coerente.