Aula sobre Argumentacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A argumentação é uma habilidade muito importante na vida cotidiana e também na carreira profissional, pois permite convencer outras pessoas sobre determinado assunto. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas, argumentos e explicações, para analisar uma questão com mais profundidade. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, que é uma abordagem criativa que pode ajudar os alunos a desenvolverem sua capacidade de argumentar de forma mais eficiente.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Explique sobre a importância da argumentação e como ela pode ser aplicada no dia a dia. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia com base no tema: “Acesso à educação de qualidade para todos”. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", pensando nos seguintes atores: estudantes, professores e educadores, pais e responsáveis pelo estudante, governantes e formuladores de políticas educacionais, comunidade local e sociedade em geral. O objetivo dessa etapa é ajudar os alunos a entender a perspectiva de outras pessoas e desenvolver empatia.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Os alunos devem fazer um brainstorming sobre o tema debatido, anotando todas as ideias e argumentos que surgirem. O objetivo é estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

  4. Etapa 4 - Análise e Seleção

    Os alunos devem analisar as ideias e argumentos levantados no brainstorming e selecionar as melhores. Oriente os alunos a escolher argumentos que possam ser comprovados e que sejam relevantes para a discussão.

  5. Etapa 5 - Criação de uma Apresentação

    Os alunos devem criar uma apresentação com base nos argumentos selecionados na etapa anterior. A apresentação deve ser feita em grupo e deve conter argumentos claros e bem desenvolvidos.

  6. Etapa 6 - Apresentação e Discussão

    Os grupos devem apresentar suas argumentações e discutir sobre os pontos de vista apresentados. Oriente a discussão, incentivando a participação de todos e estimulando o desenvolvimento da argumentação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas, argumentos e explicações para analisar questões de forma mais profunda;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • Desenvolver a empatia e a compreensão da perspectiva de outras pessoas.

Critérios de avaliação

  • Relevância e coerência dos argumentos apresentados;
  • Clareza e organização da apresentação;
  • Participação e contribuição nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Thinking e explicar como ela será aplicada na aula;
  • Orientar os alunos na seleção dos argumentos;
  • Estimular a participação e a discussão entre os grupos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia;
  • Participar do brainstorming e da seleção dos argumentos;
  • Criar uma apresentação em grupo e participar das discussões.