Aula sobre Argumentacao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A argumentação é uma habilidade importante na vida cotidiana e é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. Ela pode ser encontrada em discussões políticas, debates de ideias, negociações e até mesmo em uma simples conversa. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa de gamificação para desenvolver essa habilidade nos alunos. A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos, tornando o aprendizado mais divertido e eficaz. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva argumentação, estimulando sua criatividade e capacidade de pensar criticamente.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve apresentação dos objetivos e propósitos da aula. Faça uma revisão sobre o que é argumentação e como ela é importante no cotidiano.Etapa 2 - Apresentação da metodologia
Apresente a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula. Explique a importância da criatividade, do pensamento crítico e do trabalho em equipe para o desenvolvimento dessa atividade.Etapa 3 - Brainstorming
Os alunos serão divididos em grupos e terão 20 minutos para realizar um brainstorming sobre possíveis ideias para o jogo que irão criar. Nesta etapa, é importante estimular a criatividade e a diversidade de ideias.Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os seguintes campos:_1\._ _Nome do Jogo__;_
_2\._ _Objetivo do Jogo__;_
_3\._ _Desafios do Jogo__;_
_4\._ _Níveis__;_
_5\._ _Esquema de Recompensas__;_
_6\._ _Informações para o consumidor final__;_
_7\. P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_
Oriente os alunos sobre como preencher cada campo e estimule a criatividade para que eles possam criar um jogo envolvente e interessante.
Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu jogo, explicando como ele funciona e como a argumentação está presente nele. Estimule a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 6 - Avaliação
Faça uma avaliação da atividade, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria. Estimule a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas e decompor temas ou questões polêmicas para análise mais minuciosa;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos envolvendo argumentação;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e pensar criticamente.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do jogo;
- Clareza e coerência na apresentação;
- Presença de elementos de argumentação no jogo;
- Participação e colaboração em equipe;
- Reflexão sobre o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia de gamificação de forma clara e objetiva;
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos;
- Orientar os alunos sobre como preencher cada campo do mapa de registro;
- Fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico dos alunos;
- Fazer uma avaliação construtiva da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente do brainstorming;
- Contribuir com ideias criativas e originais para o jogo;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
- Criar um jogo envolvente e interessante;
- Refletir sobre o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.