Aula sobre Argumentacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A argumentação é uma habilidade importante na comunicação e na vida social. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em formular perguntas e argumentos relativos a um tema polêmico, compartilhando-os com a turma. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. O tema será "A proibição de consumo de refrigerantes em escolas". A atividade ajudará os alunos a desenvolver habilidades de argumentação, persuasão, análise crítica e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "A proibição de consumo de refrigerantes em escolas". Em seguida, explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo terá 30 minutos para pesquisar e preparar seus argumentos, com base em fontes diversas. O grupo de observação deverá registrar as perguntas e argumentos apresentados pelos outros grupos. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, leve textos impressos que auxiliem os grupos a construir os seus argumentos.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate será realizado em três rodadas, com 15 minutos cada. Na primeira rodada, o grupo defensor apresentará seus argumentos. Na segunda, o grupo opositor apresentará seus argumentos. Na terceira, a banca julgadora fará perguntas e comentários aos dois grupos. A cada rodada, o grupo de observação deverá registrar as perguntas e argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 - Deliberação

    A banca julgadora terá 10 minutos para deliberar e chegar a uma decisão. Em seguida, o grupo defensor e o grupo opositor terão 5 minutos cada para apresentar um último argumento.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão e reflexão sobre a atividade, ressaltando a importância da argumentação e do trabalho em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão;
  • Promover a análise crítica de informações;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de registrar e analisar informações;
  • Desenvolver habilidades de oratória.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Trabalho em equipe e cooperação;
  • Capacidade de análise crítica de informações;
  • Habilidade de oratória.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos;
  • Moderar o debate, garantindo a participação de todos os grupos;
  • Estimular a reflexão sobre a atividade e a importância da argumentação e do trabalho em equipe;
  • Avaliar a participação e desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as etapas da atividade;
  • Pesquisar e preparar argumentos com base em fontes diversas;
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os outros membros do grupo;
  • Apresentar argumentos de forma clara e persuasiva;
  • Registrar e analisar as informações apresentadas pelos outros grupos.