Aula sobre Argumentacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é argumentação e sua importância. Em seguida, apresente o objetivo da aula e como será a metodologia utilizada. Você também pode apresentar exemplos práticos de situações em que a argumentação é importante.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Análise de textos argumentativosNesta estação, os alunos irão trabalhar em grupo na análise de textos argumentativos. Selecione textos de revistas, jornais ou sites, que tenham argumentos claros sobre um tema polêmico. Os alunos deverão ler os textos e identificar os argumentos utilizados pelos autores. Em seguida, deverão discutir em grupo se concordam ou não com o argumento e por quê.
Estação 2 - Debate em grupo
Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupo na elaboração de um debate sobre um tema polêmico. Selecione temas como a legalização do aborto, a redução da maioridade penal ou a redução da jornada de trabalho, por exemplo. Cada grupo deverá escolher um lado do debate e elaborar argumentos para defender sua posição. Primeiro, eles devem anotar no caderno os seus argumentos para, posteriormente, apresentá-los ao grupo durante o debate.
Estação 3 - Pesquisa em grupo
Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupo na pesquisa de informações em fontes diversas sobre um tema polêmico. Selecione temas como o impacto ambiental da produção de carne, desigualdade de gênero e igualdade salarial ou ciberbullying e a necessidade de regulamentação na internet, por exemplo. Cada grupo deverá pesquisar informações em sites, jornais, revistas ou livros e compartilhar com a turma o que descobriu. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, leve textos impressos que auxiliem os alunos na busca por informações.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma roda de conversa com a turma para discutir o que foi aprendido na aula. Os alunos poderão compartilhar seus aprendizados e tirar dúvidas com o professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos;
- Estimular a pesquisa em fontes diversas;
- Promover o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo;
- Identificação e utilização correta de argumentos na elaboração de debates;
- Seleção e uso correto de informações em pesquisas.
Ações do professor
- Explicar claramente as atividades propostas;
- Selecionar textos, temas e fontes de pesquisa adequados;
- Orientar os alunos na elaboração de argumentos e na pesquisa de informações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Elaborar argumentos claros e coerentes nas atividades propostas;
- Pesquisar informações em fontes diversas e compartilhar com a turma.