Aula sobre Argumentacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A argumentação é uma habilidade fundamental para a vida, pois nos permite defender nossas ideias e convencer outras pessoas. No cotidiano, podemos encontrar argumentos em debates políticos, publicidades, discussões em família e amigos, entre outros. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de formular perguntas e argumentos sobre um tema polêmico.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão um texto ou vídeo curto sobre o tema da argumentação para estudar antes do momento presencial. Eles deverão ler ou assistir ao material e fazer anotações sobre os principais conceitos e exemplos de argumentação apresentados.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dessa habilidade para a vida. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise

    Divida a turma em grupos e entregue a cada grupo um pequeno texto com um tipo de argumento específico (exemplo: argumento de autoridade, argumento por analogia, argumento por evidência etc.).

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    A partir do argumento entregue ao grupo, eles deverão criar uma lista de exemplos de argumentos daquele mesmo tipo, além de discutir e destacar as características e estratégias utilizadas em cada argumento.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala de aula

    Após as apresentações, o professor irá conduzir uma discussão em sala de aula sobre os temas apresentados pelos grupos. Os alunos poderão fazer novas perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento

    Em seguida, os grupos compartilham suas descobertas com a turma, explicando os exemplos e as estratégias de argumentação utilizadas. Durante a apresentação, promova uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a analisarem criticamente os argumentos apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os elementos essenciais da argumentação;
  • Desenvolver habilidades de construção de argumentos sólidos;
  • Analisar criticamente os argumentos;
  • Aplicar a argumentação em situações práticas;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração;

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de argumentação;
  • Capacidade de identificar e utilizar diferentes tipos de argumentos;
  • Clareza e organização na construção dos argumentos;
  • Coerência e sustentação dos argumentos apresentados;
  • Habilidade em analisar criticamente os argumentos dos colegas durante a discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar o material de estudo pré-aula;
  • Facilitar a discussão em sala de aula, incentivando a participação ativa dos alunos;
  • Orientar os grupos na pesquisa e discussão dos exemplos de argumentos;
  • Avaliar os textos argumentativos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de estudo pré-aula e fazer anotações;
  • Pesquisar e analisar exemplos de argumentos do tipo atribuído;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula;
  • Produzir um texto argumentativo aplicando os conce