Aula sobre Arquitetura Barroca

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A arquitetura barroca é um estilo arquitetônico que surgiu na Itália no final do século XVI e se espalhou por toda a Europa e América Latina durante os séculos XVII e XVIII. É caracterizada por sua grandiosidade, exuberância e ornamentação. No Brasil, a arquitetura barroca é muito presente em igrejas e monumentos históricos. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao estilo barroco, sua história e principais características. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução ao estilo barroco (20 minutos)

    Professor, apresente slides e imagens sobre o estilo barroco, explicando suas origens e principais características. Os alunos farão anotações em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Análise de exemplos (20 minutos)

    Os alunos trabalharão em grupos para analisar imagens de igrejas e monumentos barrocos brasileiros, identificando as características do estilo. Cada grupo apresentará suas conclusões para a classe.

  3. Etapa 3 - Problematização (20 minutos)

    Apresente um problema relacionado à arquitetura barroca, como, por exemplo, "Como a arquitetura barroca influenciou a cultura brasileira?" Os alunos trabalharão em grupos para discutir e apresentar soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Criação do template dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal” para avaliar a atividade. Dê orientações sobre como preencher cada campo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados (30 minutos)

    Cada grupo apresentará suas soluções para o problema apresentado na etapa 3 e avaliará a atividade preenchendo o template dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Qualidade da apresentação das soluções para o problema
  • Preenchimento correto do template dos 3 Qs

Ações do professor

  • Apresentar slides e imagens sobre o estilo barroco
  • Orientar os alunos na criação do template dos 3 Qs
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo

Ações do aluno

  • Analisar imagens de igrejas e monumentos barrocos brasileiros
  • Discutir soluções para o problema apresentado pelo professor
  • Criar o template dos 3 Qs e preenchê-lo corretamente