Aula sobre Arquitetura Barroca

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arquitetura barroca é um estilo arquitetônico que surgiu na Europa no século XVII e se espalhou pelo mundo. No Brasil, a arquitetura barroca é muito presente em igrejas, palácios e prédios públicos. Nesta aula, os alunos irão conhecer as características da arquitetura barroca e suas influências na arte brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize a arquitetura barroca no Brasil e no mundo.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e temas

    Organize a turma em grupos de até 5 pessoas e oriente que cada uma escolha um subtema dentro do tema geral da aula, por exemplo: "As igrejas barrocas", "Os palácios barrocos", "Os jardins barrocos", entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do fanzine

    A partir da escolha, oriente que cada grupo elabore um fanzine em papel A4, dividido em 8 partes, para desenvolver o tema e seus subtópicos (origem, características, influências etc.).

  4. Etapa 4 - Apresentação dos fanzines

    Promova um momento para os grupos apresentarem suas produções e para que os colegas deem feedbacks construtivos a respeito do que viram.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Professor, avalie as produções, considerando se estão ou não dentro da proposta; se estão criativas e se oferecem informações relevantes e verdadeiras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
  • Estimular a curiosidade e a investigação;
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza das informações apresentadas;
  • Criatividade e expressão artística na criação do fanzine;
  • Participação e colaboração dos membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar imagens e exemplos de arquitetura barroca;
  • Fazer perguntas para os alunos sobre o que eles já conhecem sobre o assunto;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão.

Ações do aluno

  • Observar as imagens e exemplos apresentados;
  • Comentar o que já sabem sobre o assunto;
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas.