Aula sobre Arquitetura Barroca

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arquitetura barroca é um estilo artístico que surgiu na Europa no século XVII e se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil. É caracterizada por formas exageradas, curvas e ornamentos elaborados. No Brasil, a arquitetura barroca pode ser vista em igrejas, palácios e casas antigas. Com as atividades propostas neste material, os alunos irão explorar as características da arquitetura barroca e sua influência na cultura brasileira.

  1. Etapa 1 - Pesquisa

    Organize a turma em grupos e oriente que realizem uma pesquisa sobre a arquitetura barroca e suas principais características. Oriente que foquem em imagens, pois precisarão delas como referência para a atividade.

  2. Etapa 2 - Elaboração da planta da maquete

    Entregue uma folha de papel A4 para cada grupo e oriente que seja elaborada uma planta de uma maquete barroca. A ideia é que pensem nos detalhes, considerando as características desse tipo de arquitetura e os materiais necessários para estruturá-la.

  3. Etapa 3 - Construção

    Esse é o momento mão na massa! Disponibilize materiais analógicos, como revistas, papelões, tesoura, cola, lápis, caneta, clipes de papel, para ser possível a construção das maquetes. Se achar viável, pode pedir para que os alunos tragam algumas coisas de casa.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Promova um momento de apresentação, em que os grupos compartilhem suas maquetes e expliquem as características da arquitetura barroca presentes.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam refletir sobre o processo de elaboração da maquete e também sobre as influências da arquitetura barroca que podem ser identificadas na cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa;
  • Qualidade na relação das características da arquitetura barroca com a proposta de maquete.
  • Criatividade e originalidade na criação da maquete.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração da atividade;
  • Auxiliar na pesquisa e análise das informações;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia;
  • Realizar a pesquisa e análise das informações de forma independente;
  • Trabalhar em grupo na criação da maquete.