Aula sobre Arquitetura Barroca
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A arquitetura barroca é um estilo artístico que surgiu no final do século XVI e se desenvolveu ao longo do século XVII e XVIII. Caracteriza-se pela grandiosidade, exuberância e ornamentação excessiva. No Brasil, a arquitetura barroca teve grande influência na construção de igrejas e monumentos históricos. Nesta aula, os alunos irão conhecer as principais características da arquitetura barroca e sua influência na cultura brasileira.
Etapa 1 - Check-in (10 minutos)
Professor, a metodologia ensino híbrido conta com uma atividade prévia, que é propor que os alunos estudem sobre algum tema. Nesta aula, a proposta é que eles pesquisem sobre arquitetura barroca, suas principais características e influências. Em sala de aula, proponha um momento para poderem compartilhar o que compreenderam a respeito. Espera-se que, neste diálogo, sejam apresentadas as construções barrocas, suas principais características desse estilo artístico, como a ornamentação excessiva, o uso de curvas e contracurvas, a simetria e a grandiosidade. Além de menção a exemplos no Brasil, como a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Salvador.Etapa 2 - Pesquisa em grupo (30 minutos)
Organize a turma em grupos de 3 a 4 pessoas e entregue uma imagem de uma construção barroca. Peça para pesquisarem informações sobre ela, como o nome, a localização, o ano de construção e o arquiteto responsável, e produzirem uma apresentação em cartaz ou slides.Etapa 3 - Apresentação dos grupos (20 minutos)
Organize o momento de apresentação dos grupos, de forma que os alunos ouvintes interajam, com perguntas e considerações a respeito do que for compartilhado.Etapa 4 - Produção individual (30 minutos)
Oriente que, de maneira individual, os alunos escolham uma construção barroca que mais chamou sua atenção e desenhem um croqui dela. Chame a atenção para observarem as principais características do estilo barroco na construção escolhida.Etapa 5 - Check-out (10 minutos)
Finalize a roda com uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre a arquitetura barroca.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer as principais características da arquitetura barroca;
- Identificar construções barrocas no Brasil;
- Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem;
- Apresentação clara e objetiva das informações pesquisadas;
- Desenho do croqui da construção barroca com observação das características do estilo.
Ações do professor
- Apresentar as principais características da arquitetura barroca;
- Estimular a participação e a discussão dos alunos;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Propor uma tarefa de casa relacionada ao tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Pesquisar informações sobre a construção barroca em grupo;
- Desenhar o croqui da construção barroca escolhida;
- Registrar as informações e atividades no template de registro de aprendizagem.