Aula sobre Arquitetura Barroca

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A arquitetura barroca é um estilo artístico que surgiu no final do século XVI e se desenvolveu ao longo do século XVII e XVIII. Caracteriza-se pela grandiosidade, exuberância e ornamentação excessiva. No Brasil, a arquitetura barroca teve grande influência na construção de igrejas e monumentos históricos. Nesta aula, os alunos irão conhecer as principais características da arquitetura barroca e sua influência na cultura brasileira.

  1. Etapa 1 - Check-in (10 minutos)

    Professor, a metodologia ensino híbrido conta com uma atividade prévia, que é propor que os alunos estudem sobre algum tema. Nesta aula, a proposta é que eles pesquisem sobre arquitetura barroca, suas principais características e influências. Em sala de aula, proponha um momento para poderem compartilhar o que compreenderam a respeito. Espera-se que, neste diálogo, sejam apresentadas as construções barrocas, suas principais características desse estilo artístico, como a ornamentação excessiva, o uso de curvas e contracurvas, a simetria e a grandiosidade. Além de menção a exemplos no Brasil, como a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Salvador.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Organize a turma em grupos de 3 a 4 pessoas e entregue uma imagem de uma construção barroca. Peça para pesquisarem informações sobre ela, como o nome, a localização, o ano de construção e o arquiteto responsável, e produzirem uma apresentação em cartaz ou slides.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos (20 minutos)

    Organize o momento de apresentação dos grupos, de forma que os alunos ouvintes interajam, com perguntas e considerações a respeito do que for compartilhado.

  4. Etapa 4 - Produção individual (30 minutos)

    Oriente que, de maneira individual, os alunos escolham uma construção barroca que mais chamou sua atenção e desenhem um croqui dela. Chame a atenção para observarem as principais características do estilo barroco na construção escolhida.

  5. Etapa 5 - Check-out (10 minutos)

    Finalize a roda com uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre a arquitetura barroca.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer as principais características da arquitetura barroca;
  • Identificar construções barrocas no Brasil;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem;
  • Apresentação clara e objetiva das informações pesquisadas;
  • Desenho do croqui da construção barroca com observação das características do estilo.

Ações do professor

  • Apresentar as principais características da arquitetura barroca;
  • Estimular a participação e a discussão dos alunos;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Propor uma tarefa de casa relacionada ao tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Pesquisar informações sobre a construção barroca em grupo;
  • Desenhar o croqui da construção barroca escolhida;
  • Registrar as informações e atividades no template de registro de aprendizagem.