Aula sobre Arquitetura Barroca

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A arquitetura barroca é um estilo arquitetônico que surgiu na Europa no final do século XVI e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil no século XVII. É um estilo que se caracteriza por suas formas exuberantes, curvas, contraste de luz e sombra, uso de ouro, entre outros elementos. No Brasil, a arquitetura barroca é muito presente em igrejas e monumentos históricos, sendo um importante patrimônio cultural do país.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o estilo arquitetônico barroco. Em seguida, organize a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Oriente que cada grupo pesquise sobre um subtema relacionado à arquitetura barroca, como, por exemplo: a influência da igreja na arquitetura barroca, a utilização de ouro na decoração, a relação entre a arquitetura barroca e a escravidão, entre outros. A definição do tema pode ser feita a partir de uma votação.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Compartilhe com a turma que os grupos “defensor” e “opositor” deverão preparar argumentos para defender ou refutar o subtema que lhe foi designado. A banca julgadora deverá preparar critérios de avaliação para a apresentação dos grupos.


  4. Etapa 4 - Debate

    Determine um tempo para que os grupos “defensor” e “opositor” apresentem seus argumentos e respondam às perguntas da banca julgadora, que, por sua vez, irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após o debate, proponha uma roda de conversa com a turma toda sobre a importância da arquitetura barroca como patrimônio cultural brasileiro.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, destacando a importância da preservação do patrimônio cultural brasileiro e incentivando os alunos a valorizar a arquitetura barroca.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o patrimônio cultural brasileiro;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e defesa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
  • Qualidade das respostas dadas pelos grupos defensor e opositor às perguntas da banca julgadora;
  • Participação e envolvimento dos alunos durante o debate.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e orientar os alunos na pesquisa;
  • Acompanhar e orientar a preparação dos grupos defensor e opositor;
  • Conduzir o debate e avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtema designado;
  • Preparar argumentos para defender ou refutar o subtema;
  • Participar ativamente do debate e das discussões em grupo.