Aula sobre Arquitetura Barroca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao tema da Arquitetura Barroca, um estilo arquitetônico que surgiu na Europa no século XVII e se espalhou pelo mundo. Serão apresentados exemplos de construções barrocas no Brasil e no mundo, como a Basílica de São Pedro, em Roma, e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Os alunos serão incentivados a observar as características do estilo barroco, como o uso de curvas, ornamentos e detalhes decorativos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos trabalharão em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    O professor fará uma breve introdução sobre a Arquitetura Barroca, apresentando exemplos de construções barrocas no Brasil e no mundo. Os alunos serão incentivados a observar as características do estilo barroco, como o uso de curvas, ornamentos e detalhes decorativos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize os estudantes em três grupos e determine um tempo para que fiquem em cada estação, realizando as atividades. Quando o tempo acabar, eles deverão se movimentar para a estação seguinte.

    Estação 1 - Pesquisa sobre a Arquitetura Barroca (20 minutos)

    Nesta estação, os alunos terão acesso a textos, imagens e vídeos sobre o tema. Eles deverão pesquisar sobre a história da Arquitetura Barroca, suas características e exemplos de construções barrocas no Brasil e no mundo. Ao final, cada grupo fará uma apresentação para a turma sobre o que descobriu.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Desenho de uma construção barroca (20 minutos)

    Os alunos serão orientados a desenhar uma construção barroca, utilizando lápis de cor ou canetinhas. Eles deverão prestar atenção aos detalhes e ornamentos característicos do estilo barroco.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Montagem de um modelo de construção barroca (20 minutos)

    Os alunos terão acesso a materiais como papelão, tesoura, cola e tintas para montar um modelo de uma construção barroca. Eles deverão prestar atenção aos detalhes e ornamentos característicos do estilo barroco.

  5. Etapa 5 - Síntese (10 minutos)

    Os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar o que aprenderam sobre a Arquitetura Barroca e as atividades que realizaram. Faça uma síntese do tema, destacando as principais características do estilo barroco e sua importância na história da arte e da arquitetura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de desenhos e modelos de construções barrocas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos nas atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Qualidade e criatividade dos desenhos e modelos de construções barrocas.
  • Compreensão e domínio do tema da Arquitetura Barroca.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema da Arquitetura Barroca.
  • Orientar e acompanhar as atividades dos alunos em grupo.
  • Fazer uma síntese do tema e das atividades realizadas ao final da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Arquitetura Barroca em grupo.
  • Desenhar uma construção barroca com atenção aos detalhes e ornamentos.
  • Montar um modelo de construção barroca com atenção aos detalhes e ornamentos.