Aula sobre Arranjo Musical E Jingle

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela está presente em diversas culturas e é utilizada para diversos fins, como entretenimento, religião, propaganda, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    O professor apresenta o problema aos alunos: criar um jingle para uma marca de refrigerante. Os alunos devem discutir em grupo as características que devem estar presentes no jingle, como ritmo, melodia, letra, entre outros.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem criar diferentes versões do jingle, utilizando instrumentos musicais e papel e lápis. Eles devem discutir em grupo as diferentes versões e escolher a que consideram a melhor.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos devem finalizar a criação do jingle escolhido, escrevendo a letra e criando um arranjo musical completo. Eles devem apresentar o jingle para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as diferentes soluções apresentadas, analisando as características de cada jingle e escolhendo o melhor.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, descrevendo todo o processo de criação do jingle.

  6. Etapa 6 - Apresentação do diário de bordo

    Os alunos devem apresentar o diário de bordo para a turma, explicando todo o processo de criação do jingle.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos durante todo o processo de criação do jingle e apresentação do diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos;
  • Estimular a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de elementos musicais;

Critérios de avaliação

  • Originalidade do jingle;
  • Coerência com a proposta apresentada;
  • Qualidade musical do arranjo;
  • Variedade de versões criadas;

Ações do professor

  • Apresentar o problema aos alunos;
  • Estimular a discussão em grupo;
  • Orientar os alunos na criação do jingle;
  • Avaliar a qualidade do jingle e da apresentação.
  • Avaliar a qualidade do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo as características do jingle;
  • Criar um esboço do jingle;
  • Finalizar a criação do jingle;
  • Apresentar o jingle para a turma.