Aula sobre Arranjo Musical E Jingle
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
\- O professor apresenta o tema da aula e explica o que é um arranjo musical e jingle.\- O professor contextualiza o tema e mostra exemplos de jingles famosos.
Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)
\- O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.\- O professor explica a atividade e distribui o template de avaliação por pares.
Etapa 3 - Escolha dos instrumentos e melodia (15 minutos)
\- Os grupos escolhem os instrumentos e a melodia que serão utilizados na composição.\- O professor auxilia os grupos na escolha dos instrumentos e dá dicas de melodia.
Etapa 4 - Criação da composição (30 minutos)
\- Os grupos criam a composição, utilizando os instrumentos e a melodia escolhidos.\- O professor acompanha o desenvolvimento dos grupos e tira dúvidas.
Etapa 5 - Argumentação e justificativa (15 minutos)
\- Os grupos argumentam e justificam suas escolhas musicais.\- O professor estimula a reflexão sobre a importância da música na sociedade.
Etapa 6 - Apresentação da composição (20 minutos)
\- Cada grupo apresenta sua composição para a turma.\- Os outros grupos preenchem o template de avaliação por pares.
Etapa 7 - Feedback e reflexão (10 minutos)
\- O professor avalia as apresentações dos grupos e fornece feedback.\- Os grupos refletem sobre a atividade e a importância da música na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o que é um arranjo musical e jingle.
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas.
- Avaliar as apresentações dos grupos e fornecer feedback.
- Estimular a reflexão sobre a importância da música na sociedade.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um arranjo musical e jingle.
- Escolher os instrumentos e a melodia que serão utilizados na composição.
- Argumentar e justificar suas escolhas musicais.
- Apresentar a composição para a turma.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos e fornecer feedback construtivo.