Aula sobre Arranjo Musical E Jingle

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O arranjo musical pode ser fundamental para o sucesso de uma música, pois é responsável por dar a ela uma identidade sonora única e diferenciada. Um bom arranjo pode destacar os pontos fortes da composição e torná-la mais atraente para o público. Por outro lado, um arranjo mal feito pode prejudicar a percepção da música e até mesmo afastar o ouvinte. No contexto publicitário, o jingle é uma ferramenta poderosa para fixar uma marca na mente dos consumidores. Quando bem produzido, um jingle pode ser lembrado por anos, associando a marca a uma melodia cativante e fácil de recordar. Além disso, o jingle também pode ser adaptado para diferentes formatos de mídia, como rádio, TV e internet, ampliando sua capacidade de divulgação.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor iniciará a aula explicando o conceito de arranjo musical e jingle. Os alunos farão anotações em seus cadernos e poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

    Exemplos práticos:

    O professor pode apresentar exemplos de jingles famosos, como o da Coca-Cola ou McDonald's, e discutir como eles foram criados para serem cativantes e memoráveis. O professor também pode tocar diferentes versões de uma mesma música, mostrando como o arranjo pode mudar a mensagem que a música transmite.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um esboço de um jingle para um produto fictício. Eles terão 10 minutos para discutir ideias e criar o esboço.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para a turma. Depois, os alunos votarão no esboço que eles acham que seria mais eficaz como jingle.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo vencedor terá que criar um protótipo do jingle. Eles podem usar instrumentos musicais ou objetos do cotidiano para criar a música.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará seu jingle para a turma. Depois, os alunos votarão no jingle que eles acham que seria mais eficaz em vender o produto.

  6. Etapa 6 - Refletir

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação do jingle. Eles discutirão o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Compartilhar

    Os alunos apresentarão seu template de design sprint para a turma. Eles explicarão como o processo funciona e como ele pode ser aplicado em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de arranjo musical e jingle.
  • Identificar a importância desses elementos na música e na publicidade.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na explicação do professor.
  • Anotações claras e organizadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Esboço criativo e original.
  • Apresentação clara e objetiva.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de arranjo musical e jingle.
  • Responder perguntas dos alunos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Dar tempo para o grupo vencedor criar o protótipo.
  • Fornecer materiais, se necessário.

Ações do aluno

  • Fazer anotações em seus cadernos.
  • Fazer perguntas para esclarecer dúvidas.
  • Discutir ideias em grupo.
  • Criar um esboço criativo e original.
  • Apresentar o esboço de forma clara e objetiva.