Aula sobre Arranjo Musical E Jingle

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O arranjo musical e o jingle são elementos importantes na produção musical e publicitária. O arranjo musical é a organização dos elementos musicais em uma composição, enquanto o jingle é uma música curta e marcante usada em propagandas. Em resumo, o arranjo musical e o jingle são elementos importantes tanto na produção musical quanto na publicidade. Quando utilizados de maneira estratégica e criativa, podem agregar muito valor às produções e contribuir para o sucesso de marcas e artistas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema e explicar os conceitos de arranjo musical e jingle. Ele também pode utilizar exemplos de jingles famosos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender o público-alvo da marca fictícia. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Os alunos irão realizar um brainstorming em grupo para gerar ideias para o jingle. Eles devem considerar as informações obtidas no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Escolha da ideia

    Os alunos irão escolher a ideia mais criativa e adequada para a marca fictícia.

  5. Etapa 5 - Criação do arranjo musical

    Os alunos irão criar o arranjo musical para o jingle utilizando instrumentos musicais disponíveis na sala de aula.

  6. Etapa 6 - Gravação do jingle

    Os alunos irão gravar o jingle utilizando um gravador de voz ou um celular. O professor pode orientá-los sobre a melhor forma de captar o som.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar o jingle para a turma e o professor irá avaliar a criatividade, originalidade e adequação ao público-alvo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jingle.
  • Adequação ao público-alvo.
  • Qualidade do arranjo musical.
  • Cooperação e participação em grupo.
  • Habilidade de comunicação oral e escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular o brainstorming e a escolha da ideia.
  • Auxiliar na criação do arranjo musical.
  • Avaliar a apresentação dos jingles.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar do brainstorming e escolher a ideia.
  • Criar o arranjo musical.
  • Gravar o jingle.
  • Apresentar o jingle para a turma.