Aula sobre Arte Contemporanea

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A arte contemporânea é uma forma de expressão que se manifesta em diferentes meios, como pintura, escultura, instalações, performances, entre outros. Ela é marcada pela liberdade criativa e a experimentação de novas técnicas e materiais. Os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo sobre arte contemporânea, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. A ideia é que eles possam explorar diferentes formas de expressão artística e analisar como a arte contemporânea se manifesta no cotidiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando o que é arte contemporânea e como ela se manifesta em diferentes meios. Serão apresentados exemplos de obras de arte contemporânea, como instalações, performances e pinturas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à arte contemporânea que será o foco do diário de bordo. Forneça sugestões de problemas, como "Como a arte contemporânea se relaciona com a tecnologia?" ou "Como a arte contemporânea pode ser usada para transmitir mensagens políticas?".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e analisar diferentes formas de expressão artística que se relacionem com o problema definido na etapa anterior. Eles poderão utilizar a internet, livros e revistas de arte para encontrar inspiração.

  5. Etapa 5 - Solução

    Com base nas alternativas geradas na etapa anterior, os grupos deverão escolher uma forma de expressão artística para criar uma obra que resolva o problema definido no início da aula. Eles deverão apresentar a obra em sala de aula e explicar como ela se relaciona com a arte contemporânea.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras

    Cada grupo deverá apresentar sua obra e explicar como ela se relaciona com a arte contemporânea. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as obras apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o tema, questionando os alunos sobre o que aprenderam e como a metodologia utilizada contribuiu para o desenvolvimento da habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a liberdade criativa dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de obras de arte contemporânea.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte contemporânea na sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do diário de bordo.
  • Qualidade da pesquisa e análise crítica das obras de arte contemporânea.
  • Originalidade e criatividade na criação da obra de arte.
  • Coerência entre a obra criada e o problema definido no início da aula.
  • Capacidade de apresentar e explicar a obra de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer sugestões de problemas para a criação do diário de bordo.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica das obras de arte contemporânea.
  • Orientar os alunos na escolha da forma de expressão artística para a criação da obra.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo.
  • Realizar pesquisa e análise crítica das obras de arte contemporânea.
  • Criar uma obra de arte original e criativa.
  • Apresentar a obra de forma clara e objetiva.
  • Colaborar com os colegas de grupo.