Aula sobre Arte Contemporanea

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A arte contemporânea é uma forma de expressão artística que surgiu no século XX e que continua muito presente na atualidade. Ela é caracterizada pela liberdade de expressão, pela experimentação de diferentes materiais e técnicas e pela reflexão sobre temas atuais e relevantes. Explore a arte contemporânea e a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a arte contemporânea e explique como ela se diferencia das outras formas de arte. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre o que entendem por arte contemporânea. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá escolher um artista contemporâneo e pesquisar sobre sua obra. Eles deverão apresentar suas pesquisas para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo irá apresentar sua pesquisa e obra escolhida para a turma. Em seguida, os grupos irão se avaliar utilizando o template criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a arte contemporânea.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar a arte contemporânea e a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o que entendem por arte contemporânea.
  • Pesquisar sobre um artista contemporâneo e sua obra.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar sua pesquisa e obra escolhida para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado.