Aula sobre Arte Contemporanea

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arte contemporânea é uma forma de expressão artística que surgiu após a Segunda Guerra Mundial e se estende até os dias atuais. Ela é caracterizada pela diversidade de técnicas, materiais e conceitos, e muitas vezes é vista como desafiadora e incompreensível. No entanto, é importante que os alunos conheçam e experimentem a arte contemporânea, pois ela está presente em diversos aspectos da nossa vida, como na publicidade, na moda, no design e na arquitetura. Os alunos irão aprender sobre a arte contemporânea e desenvolverão a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar a importância da arte contemporânea. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um artista contemporâneo e suas obras. Eles devem selecionar uma obra para apresentar ao restante da turma.

  3. Etapa 3 - Preparação da apresentação

    Os grupos devem preparar uma apresentação sobre o artista e a obra selecionada. Eles devem incluir informações sobre a técnica utilizada, o contexto histórico e cultural em que a obra foi produzida e a mensagem transmitida pela obra.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua obra e o restante da turma irá avaliar a apresentação utilizando o template criado na primeira etapa.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após todas as apresentações, os alunos irão discutir sobre as obras apresentadas e a arte contemporânea, em geral. Incentive a participação de todos e estimule a reflexão sobre a importância da arte na sociedade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar a aula utilizando o mesmo template criado na primeira etapa. Recolha as avaliações e utilize-as para aprimorar a metodologia em aulas futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da arte na sociedade.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da arte contemporânea.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão e reflexão sobre a arte contemporânea.
  • Recolher as avaliações e utilizá-las para aprimorar a metodologia em aulas futuras.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um artista contemporâneo e suas obras.
  • Preparar uma apresentação sobre a obra selecionada.
  • Avaliar as apresentações dos colegas utilizando o template criado na primeira etapa.
  • Participar da discussão sobre as obras apresentadas e a arte contemporânea, em geral.
  • Avaliar a aula utilizando o mesmo template criado na primeira etapa.