Aula sobre Arte Contemporanea
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A arte contemporânea é um tema que pode parecer distante e complexo para muitos estudantes, mas é uma forma de expressão artística que está presente em nosso cotidiano, seja em exposições, museus, galerias ou até mesmo em intervenções urbanas. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore os principais conceitos da arte contemporânea, como a desconstrução da forma, a utilização de materiais não convencionais e a crítica social. A metodologia utilizada será a gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais envolvente e motivador.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando alguns exemplos de obras de arte contemporânea e explique os principais conceitos que serão explorados na atividade.Etapa 2 - Divisão em grupos e criação do mapa de registro
Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa de registro (imagem em anexo) para o jogo que irão desenvolver. O mapa deve conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’.Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo
Com base no mapa de registro, os grupos começarão a desenvolver o jogo, utilizando materiais como papel, lápis de cor, canetas e cola. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e quais os principais conceitos da arte contemporânea explorados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os jogos e os conceitos da arte contemporânea abordados. Os alunos poderão fazer perguntas e comentar sobre as experiências que tiveram durante a atividade.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre reforçando os principais conceitos da arte contemporânea e a importância da expressão artística na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Coerência entre os conceitos da arte contemporânea e o jogo desenvolvido.
- Originalidade e criatividade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de obras de arte contemporânea.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
- Conduzir a discussão em grupo sobre os jogos e os conceitos da arte contemporânea.
- Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado na aula.
- Encerrar a aula reforçando os principais conceitos da arte contemporânea.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Fazer perguntas e comentários durante a discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado na aula.