Aula sobre Arte Contemporanea

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A arte contemporânea é uma forma de expressão artística que está presente em nosso cotidiano, seja em museus, galerias de arte, grafites nas ruas ou até mesmo nas redes sociais. Ela é caracterizada pela diversidade de técnicas, materiais e temas abordados pelos artistas. Utilize a metodologia ativa Rotação por estações para explorar diferentes formas de expressão artística contemporânea, como pintura, colagem, escultura, vídeo e performance. O objetivo é que os alunos experimentem e analisem essas diferentes formas de expressão, desenvolvendo assim a habilidade de apreciação e crítica artística.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Pintura

    Os alunos serão convidados a experimentar diferentes técnicas de pintura contemporânea, como a técnica mista, a aquarela e a pintura digital. Eles deverão criar uma obra de arte utilizando uma dessas técnicas e refletir sobre o processo criativo.

    Estação 2 - Escultura

    Na estação 2, os alunos terão a oportunidade de criar uma escultura contemporânea utilizando materiais diversos, como argila, papel machê ou sucata. Eles deverão refletir sobre o significado da obra criada e como ela se relaciona com a arte contemporânea.

    Estação 3 - Vídeo e Performance

    Na estação 3, os alunos serão convidados a criar um vídeo ou uma performance artística contemporânea. Eles deverão refletir sobre o tema abordado e como a obra criada se relaciona com a arte contemporânea.


  3. Etapa 3 - Socialização das obras criadas

    Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar as obras criadas nas estações e refletir sobre o processo criativo e a relação com a arte contemporânea.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e a importância da experimentação e análise crítica na apreciação da arte contemporânea.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de experimentação e análise crítica na apreciação da arte contemporânea.
  • Estimular a criatividade e o processo criativo dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a relação entre as obras criadas e a arte contemporânea.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Experimentação de diferentes formas de expressão artística contemporânea.
  • Reflexão sobre o processo criativo e a relação com a arte contemporânea.
  • Apresentação clara e objetiva das obras criadas.
  • Respeito às normas de convivência em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Orientar os alunos nas estações e estimular a criatividade e o processo criativo.
  • Promover a reflexão sobre a relação entre as obras criadas e a arte contemporânea.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
  • Fazer uma reflexão final sobre a atividade e a importância da experimentação e análise crítica na apreciação da arte contemporânea.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Experimentar diferentes formas de expressão artística contemporânea.
  • Refletir sobre o processo criativo e a relação com a arte contemporânea.
  • Apresentar claramente as obras criadas.
  • Respeitar as normas de convivência em grupo.