Aula sobre Arte Contemporanea

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arte contemporânea é uma expressão artística que se desenvolveu a partir do final do século XX e continua em constante evolução. Ela é caracterizada pela diversidade de técnicas e materiais utilizados, pela liberdade de criação e pela quebra de paradigmas estéticos. A arte contemporânea pode ser encontrada em museus, galerias de arte, espaços públicos e até mesmo nas ruas. Os alunos serão convidados a criar um mapa conceitual sobre a arte contemporânea, explorando suas características, técnicas e artistas mais representativos.

  1. Etapa 1 - Introdução à metodologia

    Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. Serão apresentados exemplos de mapas conceituais e como eles podem ser úteis para organizar ideias e informações.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a arte contemporânea, buscando informações sobre suas características, técnicas e artistas mais representativos. Disponibilize materiais de apoio, como livros, revistas e sites especializados.

  3. Etapa 3 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando o que é a arte contemporânea e sua importância na cultura atual. Serão mostrados exemplos de obras de arte contemporânea e como elas podem ser encontradas em diferentes espaços.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a arte contemporânea, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos durante a criação do mapa, esclarecendo dúvidas e sugerindo ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias e conceitos. Avalie a qualidade dos mapas e a capacidade dos alunos em organizar e apresente informações de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, trocando ideias e opiniões sobre o tema. Medie a discussão, estimulando a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua destacando a importância da arte contemporânea na cultura atual e como ela pode ser uma fonte de inspiração e reflexão para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a organização e a apresentação clara de informações.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em organizar e apresentar informações de forma clara e objetiva.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte contemporânea.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.