Aula sobre Arte Egipcia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arte egípcia é uma das mais antigas e influentes da história da humanidade. Ela é caracterizada por sua simetria, rigidez e hierarquia, além de apresentar uma forte relação com a religião e a vida após a morte. Nesta aula, os alunos serão apresentados à arte egípcia e aprenderão a contextualizá-la no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o trabalho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a arte egípcia aos alunos, mostrando imagens e explicando suas características principais. Incentive-os a fazerem perguntas e a compartilharem suas impressões sobre a arte egípcia.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Divida os alunos em grupos e compartilhe a tarefa de pesquisar sobre um aspecto específico da arte egípcia, como a pintura em tumbas ou a escultura em pedra. Cada grupo deverá reunir informações e imagens sobre o tema e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação em grupo (20 minutos)

    Cada grupo apresentará sua pesquisa para a turma, utilizando imagens e exemplos práticos para ilustrar suas descobertas. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares (30 minutos)

    Os alunos serão orientados a criar um template de avaliação por pares, contendo critérios como: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Forneça exemplos de critérios para ajudar os alunos a criarem o template.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares (30 minutos)

    Os alunos trocarão os trabalhos entre os grupos e utilizarão o template de avaliação por pares para avaliar o trabalho dos colegas. Oriente-os a serem objetivos e justos em suas avaliações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Reúna os alunos em grupo para discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos em seus trabalhos. Oriente-os a serem críticos e construtivos em suas discussões.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve recapitulação da aula e incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam. Os alunos poderão compartilhar suas impressões e comentários sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo sobre o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar a arte egípcia aos alunos e explicar suas características principais.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Fornecer exemplos de critérios para ajudar os alunos a criar o template.
  • Orientar os alunos a serem objetivos e justos em suas avaliações.
  • Estimular a reflexão e a discussão entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um aspecto específico da arte egípcia.
  • Preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template.
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos em seus trabalhos.