Aula sobre Arte Egipcia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A arte egípcia é uma das mais antigas e influentes da história da humanidade. Ela é caracterizada por uma forte simbologia e um estilo único, que se desenvolveu ao longo de milhares de anos. Os alunos podem encontrar exemplos da arte egípcia em museus, livros, filmes e até mesmo em objetos de decoração. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história e os elementos da arte egípcia, e irão aplicar a metodologia Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender (20 minutos)

    Professor, introduza o tema da aula e apresente exemplos de arte egípcia. Em seguida, organize os alunos em grupos e oriente que cada grupo deverá escolher um objeto egípcio para analisar. Eles deverão responder perguntas como: Qual é o objeto? Qual é a sua função? Quais são os elementos da arte egípcia presentes no objeto?

  2. Etapa 2 - Esboçar (30 minutos)

    Os alunos irão desenhar em seus cadernos um esboço do objeto escolhido, destacando os elementos da arte egípcia presentes nele. Em seguida, irão compartilhar seus desenhos com o grupo e discutir as semelhanças e diferenças entre eles.

  3. Etapa 3 - Decidir (20 minutos)

    Os grupos irão escolher um elemento da arte egípcia para focar em seu template de Design Sprint. Eles deverão justificar sua escolha e explicar como esse elemento pode ser aplicado em outras aulas de arte.

  4. Etapa 4 - Prototipar (40 minutos)

    Os grupos irão criar um protótipo de um objeto que considere o elemento definido na etapa anterior, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar (30 minutos)

    Os grupos irão apresentar suas obras para a turma, explicando qual foi o elemento definido e como ele pode ser utilizado em outras aulas de arte. A turma irá avaliar e dar feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar a metodologia Design Sprint em outras aulas de arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Qualidade do esboço do objeto egípcio escolhido;
  • Qualidade da obra elaborada pelo grupo;
  • Capacidade de apresentar e explicar o template para a turma;
  • Capacidade de dar e receber feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e apresentar exemplos de arte egípcia;
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em grupo;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Avaliar o produto elaborado pelos grupos;
  • Dar feedbacks construtivos para os grupos.

Ações do aluno

  • Escolher um objeto egípcio para analisar;
  • Desenhar um esboço do objeto escolhido, destacando os elementos da arte egípcia presentes nele;
  • Escolher um elemento da arte egípcia para focar;
  • Criar um protótipo, utilizando materiais disponíveis em sala de aula;
  • Apresentar para a turma e dar feedbacks construtivos para os outros grupos.