Aula sobre Arte Egipcia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte egípcia é uma das mais antigas e fascinantes do mundo. Ela é conhecida por suas representações simbólicas e detalhadas de deuses, faraós, animais e cenas do cotidiano. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre essa arte, sua história e seus elementos característicos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas. Através da criação de um mapa de empatia, os alunos poderão se colocar no lugar dos antigos egípcios e entender melhor suas crenças, valores e costumes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, inicie a aula, apresentando o tema "Arte Egípcia" e sua importância histórica e cultural. Compartilhe imagens de obras de arte egípcia e convide os alunos a observá-las e comentarem suas impressões.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Organize os alunos em grupos e entregue um modelo de mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher os campos com informações sobre como os antigos egípcios pensavam, sentiam, falavam, faziam, viam, suas dores e ganhos, a partir das imagens vistas anteriormente. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando suas escolhas e comentando as informações mais relevantes. Você, professor, poderá fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão.

  4. Etapa 4 - Identificação dos elementos da arte egípcia (30 minutos)

    A partir das informações coletadas nos mapas de empatia, os alunos deverão identificar os elementos da arte egípcia, como as cores, formas, símbolos e temas recorrentes. Para isso, disponibilize exemplos e explique o significado de cada elemento.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra de arte egípcia (60 minutos)

    Cada grupo deverá criar uma obra de arte egípcia utilizando os elementos identificados na etapa anterior. Poderá ser uma pintura, escultura, colagem ou qualquer outra forma de expressão artística. Disponibilize materiais e orientações para a criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte (20 minutos)

    Cada grupo apresentará sua obra de arte para a turma, explicando as escolhas feitas e os elementos utilizados. Você poderá fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão, professor.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Thinking ajudou na compreensão do tema. Os alunos poderão comentar suas impressões e sugestões para futuras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a colaboração através da metodologia ativa Design Thinking;
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte egípcia na história e cultura mundial.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia;
  • Identificação correta dos elementos da arte egípcia;
  • Criação de uma obra de arte original e criativa;
  • Apresentação clara e objetiva da obra de arte;
  • Participação construtiva na reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Fornecer exemplos e orientações para a criação da obra de arte;
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e construtiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia;
  • Identificar corretamente os elementos da arte egípcia;
  • Criar uma obra de arte original e criativa;
  • Apresentar a obra de arte de forma clara e objetiva;
  • Participar construtivamente da reflexão final.