Aula sobre Arte Egipcia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A arte egípcia é uma das mais antigas e ricas do mundo, e sua influência pode ser vista em diversas áreas, como arquitetura, pintura, escultura e joalheria. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre a arte egípcia, com o objetivo de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, os estudantes deverão se aprofundar no conhecimento sobre a história e a cultura do Egito Antigo, além de desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula, contextualizando a arte egípcia e sua importância histórica e cultural. Apresente exemplos de obras de arte egípcia, como as pirâmides de Gizé, o Templo de Karnak e a máscara funerária de Tutancâmon.

  2. Etapa 2 - Introdução à gamificação (20 minutos)

    Explique o conceito de gamificação e como ele pode ser aplicado em sala de aula. Apresente exemplos de jogos educativos e suas características, como objetivos, desafios, níveis e recompensas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro (30 minutos)

    Organize a turma em grupos e oriente que reflitam sobre a proposta do jogo que irão criar sobre o tema. Com isso, deverão criar um mapa de registro para o jogo, seguindo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre a arte egípcia (60 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre a arte egípcia, utilizando fontes como livros, sites e vídeos. Eles deverão identificar diferentes estilos visuais, como a arte do Império Antigo, Médio e Novo, além de analisar as técnicas e materiais utilizados pelos artistas egípcios.

  5. Etapa 5 - Criação dos desafios do jogo (60 minutos)

    Com base na pesquisa realizada, os alunos irão criar os desafios do jogo, que deverão estar relacionados à arte egípcia. Eles deverão pensar em perguntas, enigmas, jogos de memória, quebra-cabeças e outras atividades que possam engajar os jogadores.

  6. Etapa 6 - Criação dos níveis e esquema de recompensas (60 minutos)

    Os alunos irão criar os níveis do jogo, que deverão ser progressivos e desafiadores. Eles também deverão definir o esquema de recompensas, que pode incluir pontos, medalhas, troféus e outros prêmios virtuais.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus jogos sobre a arte egípcia para a turma, explicando os objetivos, desafios, níveis e recompensas. Proponha uma votação para escolher o jogo mais engajador e criativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo;
  • Coerência e qualidade dos desafios e níveis;
  • Clareza e objetividade na apresentação oral;
  • Engajamento e participação na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte egípcia;
  • Explicar o conceito de gamificação e suas características;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro, desafios, níveis e recompensas;
  • Acompanhar e orientar as pesquisas e atividades dos alunos;
  • Avaliar e dar feedback sobre os jogos apresentados.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre a arte egípcia;
  • Criar o mapa de registro, desafios, níveis e recompensas do jogo;
  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação do jogo;
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva;
  • Participar ativamente da atividade e votar no jogo mais engajador e criativo.