Aula sobre Arte Egipcia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)
Professor, faça uma breve introdução sobre a Arte Egípcia, apresentando imagens e informações sobre a sua história, características e importância. Os alunos deverão ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Organização dos grupos (5 minutos)
Organize a turma em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por desenvolver uma atividade relacionada ao tema, durante trinta minutos. Quando o tempo acabar, o grupo deverá seguir para outra estação.Estação 1 - Pintura Egípcia (30 minutos)
Os alunos da estação 1 irão criar uma pintura egípcia em uma folha de papel sulfite, utilizando tintas guache e pincéis. Forneça imagens de referência e orientações sobre as técnicas utilizadas pelos artistas egípcios.
Estação 2 - Escultura Egípcia (30 minutos)
Os alunos da estação 2 irão criar uma escultura egípcia em argila, utilizando ferramentas de modelagem. Compartilhe imagens de referência e orientações sobre as características das esculturas egípcias.
Estação 3 - Hieróglifos (30 minutos)
Os alunos da estação 3 irão aprender a escrever em hieróglifos, utilizando um alfabeto egípcio simplificado. Forneça materiais para a escrita e orientações sobre a história e a importância dos hieróglifos na cultura egípcia.
Etapa 3 - Apresentação das atividades (15 minutos)
Cada grupo irá apresentar a atividade criada para os demais colegas, explicando o processo de criação e as características do estilo egípcio utilizadas.Etapa 4 - Reflexão e avaliação (10 minutos)
Conduza uma reflexão sobre a importância da Arte Egípcia na história da arte e na cultura mundial e avalie o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Criatividade e originalidade na criação das atividades;
- Habilidade em contextualizar o estilo egípcio no tempo e no espaço;
- Cooperação e colaboração com os colegas;
- Qualidade técnica e estética das atividades criadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Demonstrar criatividade e originalidade na criação das atividades;
- Contextualizar o estilo egípcio no tempo e no espaço;
- Cooperar e colaborar com os colegas;
- Demonstrar qualidade técnica e estética nas atividades criadas.