Aula sobre Arte Egipcia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Arte Egípcia é uma das mais antigas e ricas do mundo, com uma tradição que se estende por mais de 3.000 anos. Ela é marcada por uma forte relação com a religião e a morte, e apresenta um estilo único e reconhecível, com figuras estilizadas e hieráticas, cores vibrantes e simbolismo complexo. Na aula de hoje, vamos explorar a Arte Egípcia por meio da metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema. Com isso, esperamos desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)

    Professor, faça uma breve introdução sobre a Arte Egípcia, apresentando imagens e informações sobre a sua história, características e importância. Os alunos deverão ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos (5 minutos)

    Organize a turma em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por desenvolver uma atividade relacionada ao tema, durante trinta minutos. Quando o tempo acabar, o grupo deverá seguir para outra estação.

    Estação 1 - Pintura Egípcia (30 minutos)

    Os alunos da estação 1 irão criar uma pintura egípcia em uma folha de papel sulfite, utilizando tintas guache e pincéis. Forneça imagens de referência e orientações sobre as técnicas utilizadas pelos artistas egípcios.

    Estação 2 - Escultura Egípcia (30 minutos)

    Os alunos da estação 2 irão criar uma escultura egípcia em argila, utilizando ferramentas de modelagem. Compartilhe imagens de referência e orientações sobre as características das esculturas egípcias.

    Estação 3 - Hieróglifos (30 minutos)

    Os alunos da estação 3 irão aprender a escrever em hieróglifos, utilizando um alfabeto egípcio simplificado. Forneça materiais para a escrita e orientações sobre a história e a importância dos hieróglifos na cultura egípcia.


  3. Etapa 3 - Apresentação das atividades (15 minutos)

    Cada grupo irá apresentar a atividade criada para os demais colegas, explicando o processo de criação e as características do estilo egípcio utilizadas.

  4. Etapa 4 - Reflexão e avaliação (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a importância da Arte Egípcia na história da arte e na cultura mundial e avalie o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Criatividade e originalidade na criação das atividades;
  • Habilidade em contextualizar o estilo egípcio no tempo e no espaço;
  • Cooperação e colaboração com os colegas;
  • Qualidade técnica e estética das atividades criadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação das atividades;
  • Contextualizar o estilo egípcio no tempo e no espaço;
  • Cooperar e colaborar com os colegas;
  • Demonstrar qualidade técnica e estética nas atividades criadas.