Aula sobre Arte Egipcia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A arte egípcia é uma das mais antigas e ricas do mundo, e é um tema que pode ser encontrado em diversos lugares, como em museus, filmes, livros e até mesmo em decorações. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte egípcia, suas características e como ela se desenvolveu ao longo do tempo. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a conteúdos prévios para poderem discutir.
Etapa 1 - Introdução
Professor, apresente o tema da aula e contextualize a arte egípcia no tempo e no espaço. Convide os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto e esclareça as dúvidas.Etapa 2 - Conteúdo prévio
Compartilhe com a turma materiais sobre a arte egípcia, como vídeos, textos e imagens. Eles deverão assistir, ler e analisar os conteúdos e anotar as principais informações, organizados em grupos.Etapa 3 - Discussão
Proponha uma roda de conversa para que os alunos discutam sobre as informações que anotaram. Eles deverão compartilhar o que aprenderam e esclarecer as dúvidas uns dos outros.Etapa 4 - Atividade prática
Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada na arte egípcia, utilizando as informações que aprenderam e os templates criados. Eles deverão apresentar suas obras para a turma e explicar como utilizaram as informações para criar a obra.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e os alunos irão compartilhar suas impressões sobre a atividade e o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a discussão em grupo e a troca de informações entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Criação de uma obra de arte inspirada na arte egípcia, utilizando as informações aprendidas;
- Qualidade dos templates criados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a arte egípcia no tempo e no espaço;
- Disponibilizar conteúdos prévios para os alunos;
- Estimular a discussão em grupo e a troca de informações entre os alunos;
- Avaliar as atividades dos alunos e fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Assistir, ler e analisar os conteúdos prévios disponibilizados pelo professor;
- Criar uma obra de arte inspirada na arte egípcia, utilizando as informações aprendidas;
- Compartilhar suas impressões sobre a atividade e o que aprenderam.