Aula sobre Arte Grega

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A arte grega é uma das mais importantes da história da humanidade, sendo referência em diversas áreas, como arquitetura, escultura e pintura. Sendo assim, os alunos irão explorar a arte grega e suas características, criando um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte grega é uma das mais importantes da história da humanidade, sendo referência em diversas áreas, como arquitetura, escultura e pintura. Sendo assim, os alunos irão explorar a arte grega e suas características, criando um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Problema

    Apresente o tema e o problema a ser resolvido pelos alunos: como a arte grega influenciou a cultura e a sociedade da época?

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão pesquisar sobre a arte grega e suas características, utilizando livros, enciclopédias e outros materiais disponíveis na escola. Em grupo, irão discutir e gerar alternativas para responder ao problema proposto.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos irão escolher a melhor alternativa e desenvolver um diário de bordo em grupo, contendo as informações pesquisadas e as conclusões a que chegaram sobre a arte grega e sua influência na cultura e sociedade da época.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando as informações e conclusões obtidas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, o professor irá conduzir uma discussão em sala, a fim de aprofundar o tema e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de pesquisa e criação do diário de bordo em grupo, identificando pontos positivos e negativos e propondo melhorias para futuras atividades.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do diário de bordo em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no diário de bordo.
  • Participação na discussão em sala de aula.
  • Reflexão sobre o processo de pesquisa e criação do diário de bordo em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o problema a ser resolvido pelos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do diário de bordo em grupo.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Estimular a reflexão e autoavaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do diário de bordo em grupo.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em sala de aula.
  • Refletir sobre o processo de pesquisa e criação do diário de bordo em grupo.