Aula sobre Arte Grega

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A arte grega é uma das mais influentes na história da arte ocidental.Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a arte grega e suas características distintas, como a busca pela perfeição e a representação de figuras humanas. Eles também aprenderão a avaliar o trabalho de seus pares através da metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_, criando um template de avaliação por pares. Este template permitirá que eles avaliem a organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, desenvolvendo assim sua habilidade em avaliação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a arte grega e suas características distintas, como a busca pela perfeição e a representação de figuras humanas. Em seguida, explique a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ e como ela será aplicada nesta aula, orientando-os na criação de um template de avaliação..

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em grupos para pesquisarem sobre a arte grega e suas características distintas. Eles devem trabalhar em conjunto para encontrar informações relevantes e criar um resumo sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará seu resumo para a turma. Os alunos devem avaliar a apresentação de seus pares, usando o template de avaliação por pares criado anteriormente. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Análise de obras de arte

    Apresente algumas obras de arte grega e incentive os alunos a analisá-las, usando o conhecimento adquirido na pesquisa em grupo. Os alunos devem avaliar a análise de seus pares, usando o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir a análise que fizeram das obras de arte grega. Eles devem avaliar a discussão de seus pares, usando o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma. Os alunos devem avaliar a apresentação de seus pares, usando o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuar explorando a arte grega e suas características distintas. Ele deve também incentivar os alunos a refletir sobre a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ e como ela pode ser aplicada em outras áreas de estudo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais para análise de obras de arte.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o trabalho de seus pares, usando um template de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a arte grega e suas características distintas.
  • Incentivar a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_.
  • Apresentar obras de arte grega para análise dos alunos.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e incentivar os alunos a continuar explorando a arte grega.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte grega e suas características distintas em grupo.
  • Criar um resumo sobre o tema.
  • Avaliar a apresentação de seus pares, usando um template de avaliação por pares.
  • Analisar obras de arte grega.
  • Discutir em grupo a análise que fizeram das obras de arte grega.