Aula sobre Arte Grega
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A arte grega é uma das mais influentes na história da arte ocidental.Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a arte grega e suas características distintas, como a busca pela perfeição e a representação de figuras humanas. Eles também aprenderão a avaliar o trabalho de seus pares através da metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_, criando um template de avaliação por pares. Este template permitirá que eles avaliem a organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, desenvolvendo assim sua habilidade em avaliação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a arte grega e suas características distintas, como a busca pela perfeição e a representação de figuras humanas. Em seguida, explique a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ e como ela será aplicada nesta aula, orientando-os na criação de um template de avaliação..Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Divida os alunos em grupos para pesquisarem sobre a arte grega e suas características distintas. Eles devem trabalhar em conjunto para encontrar informações relevantes e criar um resumo sobre o tema.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará seu resumo para a turma. Os alunos devem avaliar a apresentação de seus pares, usando o template de avaliação por pares criado anteriormente. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.Etapa 4 - Análise de obras de arte
Apresente algumas obras de arte grega e incentive os alunos a analisá-las, usando o conhecimento adquirido na pesquisa em grupo. Os alunos devem avaliar a análise de seus pares, usando o template de avaliação por pares.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir a análise que fizeram das obras de arte grega. Eles devem avaliar a discussão de seus pares, usando o template de avaliação por pares.Etapa 6 - Apresentação final
Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma. Os alunos devem avaliar a apresentação de seus pares, usando o template de avaliação por pares.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuar explorando a arte grega e suas características distintas. Ele deve também incentivar os alunos a refletir sobre a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ e como ela pode ser aplicada em outras áreas de estudo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais para análise de obras de arte.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o trabalho de seus pares, usando um template de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar a arte grega e suas características distintas.
- Incentivar a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_.
- Apresentar obras de arte grega para análise dos alunos.
- Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e incentivar os alunos a continuar explorando a arte grega.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a arte grega e suas características distintas em grupo.
- Criar um resumo sobre o tema.
- Avaliar a apresentação de seus pares, usando um template de avaliação por pares.
- Analisar obras de arte grega.
- Discutir em grupo a análise que fizeram das obras de arte grega.