Aula sobre Arte Grega

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte grega é um dos principais pilares da cultura ocidental e influenciou diversas áreas, como a arquitetura, escultura, pintura e literatura. Nesta atividade, os alunos irão explorar os principais elementos da arte grega e criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte grega é um dos principais pilares da cultura ocidental e influenciou diversas áreas, como a arquitetura, escultura, pintura e literatura. Nesta atividade, os alunos irão explorar os principais elementos da arte grega e criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Arte Grega" e seus principais elementos, como a mitologia, arquitetura, escultura e pintura. Serão utilizados recursos como livros e imagens impressas.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um dos elementos da arte grega para desenvolver na fanzine.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e análise

    Os grupos irão pesquisar e analisar informações sobre o elemento escolhido, utilizando recursos analógicos, como livros e enciclopédias.

  5. Etapa 5 - Criação do roteiro

    Cada grupo irá criar um roteiro para a fanzine, definindo os principais pontos a serem abordados e a ordem de apresentação.

  6. Etapa 6 - Criação dos desenhos

    Os alunos irão criar os desenhos para a fanzine, utilizando lápis de cor e canetas coloridas.

  7. Etapa 7 - Montagem da fanzine

    Os grupos irão montar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando cola e tesoura.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando os principais pontos abordados e os desenhos criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do roteiro criado pelo grupo.
  • Qualidade e originalidade dos desenhos criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os principais elementos da arte grega.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre o elemento escolhido.
  • Criar o roteiro e os desenhos para a fanzine.
  • Apresentar a fanzine para a turma.