Aula sobre Arte Grega

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte grega é uma das mais importantes e influentes da história, sendo responsável por diversas contribuições para a cultura ocidental. Ela é marcada por uma grande variedade de estilos e técnicas, que incluem a escultura, a arquitetura, a pintura e a literatura. Nesta aula, será trabalhado o tema da arte grega, com foco na escultura, e a metodologia ativa _Design Thinking_ será utilizada para criar um mapa de empatia, que irá ajudar os alunos a entender melhor a cultura e a sociedade grega antiga, além de desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize a aula, explicando a importância da arte grega e apresentando algumas obras de arte para os alunos. Em seguida, explique o que é _Design Thinking_ e como ele será aplicado na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão pesquisar sobre a cultura e a sociedade grega antiga, e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Análise de obras de arte

    Os alunos irão analisar algumas obras de arte grega, utilizando o mapa de empatia como guia. Eles deverão identificar as características de cada obra e relacioná-las com as informações que coletaram no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as obras de arte analisadas, comparando as características e fazendo conexões com as informações do mapa de empatia. Incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Criação de uma escultura

    Oriente os alunos na criação de uma escultura inspirada na arte grega, utilizando materiais diversos, como argila, papel machê, madeira, entre outros. Eles deverão utilizar as informações coletadas no mapa de empatia e nas análises das obras de arte para criar uma escultura que represente a cultura e a sociedade grega antiga.

  6. Etapa 6 - Apresentação das esculturas

    Os alunos irão apresentar suas esculturas para a turma, explicando as características e as referências utilizadas na criação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promova uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a cultura e a sociedade grega antiga.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do mapa de empatia.
  • Análise correta das obras de arte.
  • Criatividade e originalidade na criação da escultura.
  • Coerência entre as referências utilizadas e a escultura criada.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a análise e a discussão das obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação da escultura.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a cultura e a sociedade grega antiga.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre a cultura e a sociedade grega antiga.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes.
  • Analisar e discutir as obras de arte apresentadas.
  • Criar uma escultura inspirada na arte grega.
  • Apresentar a escultura para a turma e participar da reflexão final.