Aula sobre Arte Moderna Impressionismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar a realidade de forma mais espontânea e natural, utilizando cores vibrantes e pinceladas soltas. Eles se inspiravam em cenas do cotidiano, como paisagens, retratos e cenas urbanas. Nesta atividade, vamos explorar as características do Impressionismo e analisar algumas obras de artistas famosos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar a realidade de forma mais espontânea e natural, utilizando cores vibrantes e pinceladas soltas. Eles se inspiravam em cenas do cotidiano, como paisagens, retratos e cenas urbanas. Nesta atividade, vamos explorar as características do Impressionismo e analisar algumas obras de artistas famosos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do movimento Impressionista e suas características.

    Apresente o movimento Impressionista e suas características principais. Os alunos fazem anotações sobre o movimento e suas características.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos.

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo escolhe um artista Impressionista para pesquisar.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o artista escolhido.

    Os grupos pesquisam sobre o artista escolhido e suas obras. Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o artista e suas obras.

  5. Etapa 5 - Construção dos argumentos.

    Os grupos constroem os argumentos para a apresentação. Auxilie na construção dos argumentos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos.

    Cada grupo apresenta sua pesquisa para a turma. Os alunos fazem anotações sobre as apresentações.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares.

    Cada grupo recebe um modelo de avaliação por pares. Os grupos avaliam o desempenho dos outros grupos com base nesse modelo.

  8. Etapa 8 - Avaliação final.

    Faça uma avaliação final dos trabalhos apresentados. Os alunos fazem uma reflexão sobre a atividade e o aprendizado adquirido.

    Exemplo de atividade prática:

    \- Cada grupo deve escolher uma obra do artista Impressionista pesquisado e fazer uma releitura da obra utilizando materiais como lápis de cor, giz de cera, aquarela, entre outros.

    \- Os alunos apresentam suas releituras para a turma e explicam as escolhas feitas na releitura.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar o movimento Impressionista no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: como os argumentos foram construídos e apresentados.
  • Apresentação e comunicação: como a apresentação foi realizada e a comunicação entre os membros do grupo.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o movimento Impressionista e suas características.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa sobre um artista Impressionista.
  • Auxiliar na construção dos argumentos e na organização do grupo.
  • Orientar na apresentação da atividade e na avaliação por pares.
  • Fazer a avaliação final dos trabalhos apresentados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um artista Impressionista e suas obras.
  • Organizar o grupo e dividir as tarefas.
  • Construir argumentos para a apresentação.
  • Apresentar a atividade para a turma.
  • Avaliar os trabalhos dos outros grupos.