Aula sobre Arte Moderna Impressionismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no século XIX, que buscava retratar a luz e as cores da natureza de forma mais realista e subjetiva. Os artistas impressionistas utilizavam pinceladas soltas e cores vibrantes em suas obras, que muitas vezes retratavam cenas cotidianas e paisagens naturais.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no século XIX, que buscava retratar a luz e as cores da natureza de forma mais realista e subjetiva. Os artistas impressionistas utilizavam pinceladas soltas e cores vibrantes em suas obras, que muitas vezes retratavam cenas cotidianas e paisagens naturais.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do Impressionismo e suas características principais, utilizando imagens e exemplos de obras de artistas impressionistas.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o contexto histórico e social em que o Impressionismo surgiu. Eles deverão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", adaptando sempre que for possível para perguntas voltadas a temática.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre um artista impressionista específico, suas obras e sua contribuição para o movimento.

  5. Etapa 5 - Síntese e apresentação

    Cada grupo irá sintetizar as informações pesquisadas e apresentar para a turma, utilizando recursos como cartazes, desenhos e maquetes.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os artistas impressionistas e como eles contribuíram para o movimento.

  7. Etapa 7 - Produção artística

    Os alunos irão produzir uma obra de arte inspirada no Impressionismo, utilizando técnicas como aquarela ou pastel.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na pesquisa em grupo, a qualidade da apresentação e a criatividade na produção artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Compreender o contexto histórico e social em que o Impressionismo surgiu.
  • Estimular a criatividade e a produção artística.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação.
  • Criatividade na produção artística.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as características do Impressionismo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e síntese das informações.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Pesquisar sobre um artista impressionista específico.
  • Sintetizar as informações pesquisadas e apresentar para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Produzir uma obra de arte inspirada no Impressionismo.