Aula sobre Arte Moderna Impressionismo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar as sensações visuais que a natureza lhes proporcionava, como as cores e a luminosidade, utilizando pinceladas soltas e rápidas. Eles também retratavam a vida urbana e os costumes da época. Alguns dos principais artistas impressionistas foram Claude Monet, Edgar Degas e Pierre-Auguste Renoir.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os artistas impressionistas buscavam retratar as sensações visuais que a natureza lhes proporcionava, como as cores e a luminosidade, utilizando pinceladas soltas e rápidas. Eles também retratavam a vida urbana e os costumes da época. Alguns dos principais artistas impressionistas foram Claude Monet, Edgar Degas e Pierre-Auguste Renoir.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Arte moderna - Impressionismo" aos alunos, explicando o contexto histórico e cultural em que o movimento surgiu.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre um artista impressionista, como Claude Monet, por exemplo. Os alunos devem pesquisar informações sobre a vida e obra do artista e preencher um modelo de infográfico com as lacunas a serem preenchidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas e compartilhar com os colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar o infográfico preenchido ao restante da turma, explicando as informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Análise de obras

    Apresente algumas obras de arte impressionistas para os alunos analisarem, identificando as características do movimento.

  7. Etapa 7 - - Produção artística

    Os alunos devem produzir uma obra de arte inspirada no impressionismo, utilizando técnicas como a pintura a óleo ou aquarela.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e forneça feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico produzido.
  • Identificação das características do movimento impressionista nas obras analisadas.
  • Qualidade da obra de arte produzida.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fornecer informações relevantes.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preenchimento do infográfico.
  • Fornecer feedbacks construtivos e avaliar o desempenho dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e preencher o infográfico com as informações coletadas.
  • Analisar as obras de arte e identificar as características do movimento impressionista.
  • Produzir uma obra de arte inspirada no impressionismo.
  • Cooperar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.